Nova fase da Operação Lava Jato mira João Santana e Odebrecht

0 Comments
Os agentes fazem diligências em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro


O marqueteiro das campanhas do PT João Santana é o alvo central da 23ª fase da Operação Lava-Jato. A ação, intitulada “Acarajé”, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (22/2) e cumpre mandados em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. A PF também mira a empreiteira Odebrecht e o engenheiro Zwi Skornicki, que operava propinas no esquema da Petrobras investigado pela Lava Jato. Skornicki já foi preso. Buscas e apreensões seguem em andamento na Odebrecht.

João Santana atuou como marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff e da campanha da reeeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Embora a PF tenha o mandado de prisão, ele não pode ser cumprido ainda, já que o publicitário está no exterior.

Zwi Skornicki é representante comercial da empresa de engenharia naval de Singapura Keppel Fels no Brasil, por meio da Eagle do Brasil. Segundo o documento do acordo de delação premiada de Pedro Barusco, ex-gerente-executivo da Petrobras e ex-diretor da Sete Brasil, Skornicki teria fornecido quase 40 milhões de dólares para abastecer contas de diretores da Petrobras e o caixa do PT entre 2003 e 2013.

Segundo a PF, o nome da operação, Acarajé, é uma referência ao apelido usado pelos alvos para designar dinheiro em espécie.

Triplo X
A última fase da Lava-Jato foi realizada em 27 de janeiro. Batizada de “Triplo X”, a ação prendeu quatro pessoas em investigação sobre abertura de offshores e compra de apartamentos do Condomínio Solaris, no Guarujá. Segundo a PF, as edificações, construídas pela OAS, serviam como local para a lavagem de dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras.

A operação Lava-Jato foi deflagrada em março de 2014 mirando um grupo de doleiros, entre eles Alberto Youssef que delatou o esquema.

Por: Diário de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: