Aprendizagem Rural qualifica jovens para o mercado de trabalho

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O Senar de Pernambuco deu mais um salto para a profissionalização de jovens do meio rural, nesta quarta-feira (30). Em uma parceria com a Usina Petribu, situada no municĆ­pio de Lagoa de Itaenga, a entidade formou vinte e seis jovens, no curso Aprendizagem Rural – Auxiliar de Escritório. A iniciativa, alĆ©m de viabilizar a formação tĆ©cnico-profissional para o mercado de trabalho, remunerou os alunos, com meio salĆ”rio mĆ­nimo, durante os dez meses de aprendizado.

Na ocasiĆ£o, os dirigentes da Usina anunciaram a contratação de trĆŖs formandos, com a ressalva de futuras contrataƧƵes, em breve.  A gerente de Recursos Humanos, ZĆ©lia Oliveira ressaltou a importĆ¢ncia da qualificação da mĆ£o de obra para a Mata Norte. ā€œEsse projeto, alĆ©m de agregar conhecimento, tem ajudado a desenvolver a regiĆ£o, dando oportunidades de emprego e ampliando Ć  visĆ£o de futuro desses jovens, tanto nos seus anseios profissionais, quanto pessoalā€, informou.
  
A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco e a Usina Petribu jÔ dura mais de dez anos. Segundo a coordenadora de Treinamentos do Senar, MÓnica Pimentel, de 2013 pra cÔ foram capacitados mais de setenta jovens, nos cursos de Auxiliar de Escritório, Mecanização e Supervisão Agrícola. Ao todo, os alunos aprenderam o novo ofício em 960 horas de aulas teóricas e prÔticas diÔrias, sempre e segunda a sexta, das 7h às 11h. Tudo isso dentro das instalações da empresa.

O Senar disponibilizou toda a estrutura pedagógica para a execução do programa, que conta com instrutores qualificados, acompanhamento tĆ©cnico e material didĆ”tico. ā€œNossa missĆ£o desde 2012, quando comeƧamos a trabalhar com o Programa Jovem Aprendiz, Ć© preparar vocĆŖs para atender Ć s necessidades da empresa. E nós concluĆ­mos as aulas dessa turma com a sensação de dever cumprido, porque, o que foi planejado gerou resultados, a exemplo das contrataƧƵes anunciadas e das perspectivas de novos empregos. Independente da crise polĆ­tica e econĆ“mica que esse paĆ­s enfrenta a qualificação da mĆ£o de obra, sempre vai gerar oportunidadesā€, ressaltou MĆ“nica.

Gabriel Vicente, de 20 anos, Ć© um dos contratados. Esse Ć© o primeiro emprego registrado em sua carteira profissional. O estudante declara estar preparado para a nova função ā€œEsse treinamento me concedeu ascensĆ£o profissional. Falo isso porque agora tenho uma profissĆ£o, vou poder ajudar minha mĆ£e com as despesas de casa e fazer um curso tĆ©cnico em rede de computadores e, logo após, vou cursar faculdade para administraçãoā€, planejou o jovem.

JosilĆ©ia Maria da Silva, tambĆ©m foi aproveitada pela Petribu. A aluna de 21 anos jĆ” teve experiĆŖncia com carteira assinada, como operadora de caixa e fala sobre os benefĆ­cios de aprender uma nova função. ā€œDurante o curso conheci um universo que jamais imaginava, como no setor de frotas, onde eu fazia o controle administrativo das rotas de motos, caminhƵes, tratores e mĆ”quinasā€, explicou. Anteriormente, a aluna passou por mais dois departamentos, o de Abastecimento e Pneus. ā€œĆ‰ enriquecedor conhecer uma nova Ć”rea, se identificar e, ainda, ser contratadaā€, planeja a jovem, que tambĆ©m vai contribuir com os custos da famĆ­lia e se dedicar ao curso superior de administração.

Outras duas iniciativas que merecem destaque Ć© a prĆ”tica de educar e contratar os filhos dos funcionĆ”rios no quadro da Usina. Inauria HerminĆ­a Ć© um belo exemplo disso. Ela comeƧou a trabalhar no Grupo Petribu hĆ” 19 anos, mas especificamente em janeiro de 96, como estagiĆ”ria no setor de Fornecedores de Cana. Depois migrou para o Departamento Pessoal, onde estĆ” atĆ© hoje. ā€œSĆ£o muitos os alunos que saĆ­ram da escola e foram aproveitados aquiā€, disse. AliĆ”s, estudar e seguir carreira na Usina jĆ” Ć© tradição na famĆ­lia de HermĆ­nia. Seu avĆ“, pai e dois tios trabalharam na empresa. E entre os concluintes de hoje, estĆ£o duas primas dela, Jaqueline Cristina e Raniella HerminĆ­a, ambas estudaram na empresa atĆ© o nono ano.


Por: Assessoria de Comunicação do Senar/PE


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