ESCRITORA SURUBINENSE MARIA JOSÉ DE BRITO É RECONHECIDA POR LIVROS INFANTIS PUBLICADOS NO NORDESTE PELA EDITORA PRAZER DE LER

0 Comments


A professora aposentada e escritora Maria José de Brito, conhecida por Dona Galega, está comemorando recentemente a trajetória de 21 livros publicados.

A carreira de escritora começou quando escreveu seu primeiro livro, de poesias, intitulado Retraços de Minha Alma, em 16 de julho de 1955. A partir daí, o gosto pela escrita foi se aperfeiçoando. O segundo livro, de poesias e preces, foi ‘Entre o Humano e o Divino. Já o terceiro foi publicado em 2017, Fragmentos do Meu Ego. Além destes, escreveu também um romance, Três Caminhos e Um Destino, e chegou a vender um carro para fazer a edição deste livro, segundo afirma a escritora. “Tudo com muito sacrifício, tudo com muita luta, mas também com determinação e consciente do que estou fazendo,” esclarece.

A inspiração para a escrita, segundo Galega, veio da mãe que sempre a incentivou a trilhar os próprios caminhos. “Devo muito a minha mãe que fez de tudo para que eu estudasse e vencesse. Pra mim, a minha riqueza maior é o conhecimento e eu não o troco por nada nem por ninguém, porque nos leva à realização plena, é algo muito extraordinário, e só quem tem o conhecimento é que sabe o valor que ele tem,” explica.

Com relação à literatura infantil, a escritora Galega já lançou onze livros. Dentre eles, o Mundo Mágico da Formiguinha, O Festival de Pipas nos Ares, O Ninho do  Passarinho, Peixinho Dorminhoco, Dona Galega (que fala sobre  as escolas, todo em quadrinhos), O Diálogo do Burro Serafim com o Sapo do Mascote,  O Fantástico Reino da Natureza ( também em quadrinhos), o Circo Estrela Radiante, O Sapo Coaxa, sendo que estes três últimos foram publicados pela editora Prazer de Ler, que está fazendo a divulgação dos mesmos em todo o Nordeste.

Maria José é filha do sapateiro José Carneiro de Brito e da professora Joana Elisa do Nascimento ambos falecidos. Sobre os 21 livros publicados, para a escritora é uma conquista. “Cada livro é uma emoção diferente, é como se fosse um filho gerado e que brotasse ali naquele momento. É uma emoção muito grande. Só quem faz um livro é que sabe o valor que ele tem.”

Mesmo com 21 publicações, para Galega o livro mais importante  é o mais recente que lançou com o titulo ‘O Despertar na Arte de Educar. “O livro O Despertar na Arte de Educar pra mim foi o melhor de tudo  o que eu fiz, são vários estilos literários dentro do mesmo contexto, poesias, crônicas, comentários, abstracionismo nos desenhos, um livro que começou há mais de 20 anos, tem entrevistas. Um trabalho gratificante que pode servir para quem está na ativa hoje,” explicou a escritora.

Este último livro, voltado para o contexto educacional, foi lançado em Surubim na última quinta-feira (17) no auditório Laércio Pessoa, na EREM Severino Farias, às 14h.  A escritora também se prepara para lançar seu livro em São Paulo, atendendo a um convite. E também fará uma tarde de autógrafos, organizado pela editora Prazer de Ler, na cidade de Camaçari na Bahia, brevemente. 

Sobre a vocação para a escrita, a escritora esclarece que só tem que a gradecer. “O Senhor me concedeu uma fonte inesgotável, algo extraordinário, porque os dons ele dá a quem quer e ele sabe por que dá. Eu só tenho a agradecer a Deus por tantos milagres na minha vida.”

















You may also like

Nenhum comentário: