Procon apreende alimentos vencidos em restaurantes de luxo no Recife

0 Comments
Ação foi deflagrada no mês de julho e já notificou quatro estabelecimentos.

Restaurantes foram notificados e podem pagar multa de até R$ 50 mil.

Fiscalização apreendeu garrafas de água gaseificada e mineral fora da validade (Foto: Eneida Autran/Procon PE)
Os restaurantes do Recife estão na mira do Procon Pernambuco. Numa ação desencadeada neste mês de julho, o órgão já visitou alguns estabelecimentos da Zona Sul da capital e encontrou irregularidades em pelo menos quatro deles. Durante a fiscalização, foram encontrados produtos como água gaseificada, energético, água mineral e condimentos fora da validade em locais considerados de luxo.

“Isso é inadmissível. Diferentemente de um supermercado, em que os produtos ainda não foram consumidos, os materiais encontrados nos restaurantes estavam sendo usados no preparo dos pratos”, observa o diretor de fiscalização do Procon, Roberto Campos. Segundo o órgão, as latas de energético eram os produtos vencidos há mais tempo, desde 4 de junho de 2016.

Durante a ação, programada pelo órgão, os fiscais constataram que um dos estabelecimento mantinha garrafas de água mineral vencidas desde o dia 7 de julho. Outros produtos, como o ketchup, estavam vencidos desde o último dia 13 de julho. Ainda durante a fiscalização, foram encontrados potes de cogumelos inteiros sem dados como data de fabricação ou validade. “Independentemente do produto, é preciso olhar a data de validade. Se ela já passou, o produto se tornou impróprio para o consumo”, alerta Campos.

Os restaurantes receberam um auto de notificação, seguidos de um auto de infração. Apesar de serem notificados para apresentar defesa, os estabelecimentos podem arcar com uma multa que pode chegar a até R$ 50 mil. Em caso de reincidência das infrações, os locais podem ser interditados.

Ainda de acordo com o representante do Procon, a fiscalização também observa outros 25 itens, como a não obrigatoriedade do pagamento da taxa de 10% e do couvert artístico e a disponibilização de cardápios em braile para a clientela. "Já fizemos essa fiscalização em supermercados e padarias e agora é a vez dos restaurantes receberem a visita do Procon", explica Campos. Estabelecimentos do setor gastronômico e shopping centers da Zona Norte do Recife também devem passar pela vistoria.
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: