MUSEU DO SERTÃO DE MOSSORÓ: VALE A PENA VISITAR

0 Comments


 

O Museu do Sertão de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, possui cerca de 2 mil peças, que mantém viva a memória do povo potiguar. O espaço foi idealizado pelo engenheiro agrônomo, professor e escritor cearense, Benedito Vasconcelos Mendes. 

A instituição não faz parte de nenhum órgão público. É uma associação pública de direito privado a qual todos podem ter acesso em visitação e pesquisas.

Dentre as peças existentes no Museu do Sertão está a “Cabeça do Gigante”, nome da gigantesca obra de arte feita em concreto armado, pelo excelente artista plástico potiguar “Bibiu de Lajes”. 

Esta escultura tem cerca de 7 toneladas e mede 3 metros e dez centímetros de altura por 3 metros e 50 centímetros de diâmetro do chapéu. A Cabeça do Gigante é considerada a maior e a mais importante obra de arte do Museu do Sertão.

Por sua imponência e magnitude, o Museu tem inspirado pessoas de todos os recantos do País, inclusive compositores. É o caso do compositor e empresário Jadilson Ferraz, que compôs uma “Canção para o Museu do Sertão”. Foi feito também um “Hino do Museu do Sertão”. A letra é da poetisa Susana Goretti Lima Leite e tem interpretação da Juíza de Direito e Cantora, Welma Maria Ferreira de Menezes.

Benedito Vasconcelos Mendes, além de engenheiro agrônomo, é Mestre e Doutor. Professor Aposentado da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), também é Membro Efetivo da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

O acervo é composto por peças que remetem à cultura nordestina, incluindo a pega de boi, a vegetação e apetrechos de vaqueiro como, por exemplo, gibão-de-couro de veado-catingueiro, as perneiras, o guarda-peito, os guarda-pés, as luvas, as esporas e o chapéu de couro, além de outras. 

Visitar o Museu do Sertão de Mossoró é, sem dúvida, uma experiência incrível. Vale muito a pena conferir!








You may also like

Nenhum comentário: