Radioatividade tem papel importante na evolução da medicina

0 Comments
Professor Gilton Lyra explica impactos positivos da radiação no cotidiano.

Projeto Educação ajuda estudantes a se prepararem para o ENEM 2016.

Crédito/Divulgação.

Embora o imaginário social tenha o costume de associar a radioatividade a armas químicas e catástrofes nucleares, a verdade é que essa propriedade de que algumas algumas substâncias são dotadas tem trazido boas contribuições para a vida cotidiana. O professor de química Gilton Lyra aborda esse tema na edição desta quinta-feira (1º) do Projeto Educação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  [Veja vídeo acima]

“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia. “No raio X, a radiação vai atravessar nossa pele e vai ficar retida nos ossos. Assim a gente consegue visualizar através de chapas nossa ossatura, localizando fraturas por exemplo”, detalha Gilton Lyra.

O professor esclarece que a radiação atravessa os corpos sem necessariamente lhes causar danos, podendo ser usado inclusive na conservação de alimentos. “Frutas como o morango podem  ficar muito mais tempo disponíveis para o consumo, sem apodrecer. Essas frutas podem receber a energia de um elemento radioativo e essa energia mata micro-organismos, inclusive fungos, que viriam a se proliferar”, conta o professor.

Esse processo é conhecido como radiopasteurização. “Pode se perder um pouquinho de valor nutritivo, como na pasteurização convencional, mas isso compensaria em relação ao tempo de consumo daquele alimento”, conclui.
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: