ACADEMIA DE LETRAS BRASILEIRA EMPOSSA 20 PERNAMBUCANOS

0 Comments

ALB promove evento solene na União Brasileira de Escritores para diplomação dos imortais acadêmicos num clima de muita emoção e fraternidade, deixando emocionadas as pessoas ali presentes.

A Academia de Letras do Brasil (ALB), Seccional de Pernambuco, realizou solenidade de posse de 20 acadêmicos na quinta-feira (24/11) às 19:30h na Sede da União Brasileira de Escritores (UBE), em Casa Forte, onde está localizada a Sede provisória da academia fundada há quatro anos em Pernambuco.

Foram empossados 12 acadêmicos e cada um foi responsável pela escolha de um patrono. A escolha representa a oportunidade do escritor, ao tomar posse, imortalizar a vida e a obra de seu patrono. A ALB preza pela relação social, meio ambiente e humanidade diante das necessidades do mundo.
A mesa de honra foi composta por Luciene Freitas -Presidente da academia da ALB, Alexandre Santos-Presidente da UBE, Telma Brilhante – Vice-Presidente da ALB e Maria do Socorro Silva Costa- Secretária Geral, notamos também a presença do Presidente da Alane – Melchiades Montenegro.

Durante a programação a Secretária Socorro declarou lida e aprovada a ata de assembleia para eleição dos 20 neoacadêmicos. Todos os candidatos eleitos por unanimidade, fizeram juramento em defesa da tradição cultural do Nordeste brasileiro, mantendo-se fiéis aos princípios da ética, caráter e moral para o engrandecimento do patrimônio cultural da região.

Foram empossados: Adelmar Tavares de Lyra, Alzira Paiva, Antonia Campos, Genoveva Thompson, Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, José Eduardo Gomes da Silva, Leni Amorim, Maluma Marques, Maria Clemente Santos, Maria das Dores de Arruda Lima, Maria Jacira Serrano do Rego Barros, Nelson Brandão, Olívia Maria Brandão Gondin, Paulo Murilo Mendonça. Paulo Salles Cavalcanti, Rafael de Oliveira, Tavares de Lima e Turmalina Teles.

Após assinatura e entrega dos diplomas, Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, escolhido pelos acadêmicos para representá-los fez um belíssimo discurso que colocamos na íntegra para vocês apreciarem.

Ilustríssima Presidente Maria Luciene de Freitas e Silva, nobres acadêmicos, desta e de outras coirmãs, autoridades aqui presentes, senhoras e senhores.

Agradeço, desde já, a presença do belo público aqui reunido, que não mediu esforços para confraternizar com os neoacadêmicos, neste jardim encantado da “Casa Rosada”, onde se localiza a sede da União Brasileira de Escritores. Um local, bucólico e tão acolhedor para os que participam do “Aconchego da Cultura Pernambucana”, nas reuniões semanais do fantástico Sarau Literário, Quartas às Quatro.

Indicado membro da Academia de Letras do Brasil, seccional pernambucana, vislumbrei, como soldado da cultura, uma nova oportunidade para abrir mais uma trincheira literária e combater o bom combate, em defesa da rica tradição literária pernambucana.

Agradeço, também, ao Colegiado Acadêmico da nossa ALB/PE, pela entusiástica acolhida que deram aos novos membros deste sodalício e, à Comissão de Posse, pelo primor de organização da solenidade.

Cabendo-me a honra de falar em nome dos empossados, relaciono, em ordem alfabética, os confrades e confreiras ora nomeados:

Adelmar Tavares de Lyra, Alzira Paiva, Antonia Campos, Fátima Santos, Genoveva Thompson ,Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, José Eduardo Gomes da Silva, Leni  Amorim Lourdes Nicácio , Maluma Marques, Maria Clemente Santos, Maria das Dores de Arruda Lima, Maria Jacira Serrano do Rego Barros, Nelson Brandão ,Olívia Maria Brandão Gondim, Paulo Murilo Mendonça, Paulo Salles Cavalcanti, Rafael de Oliveira, Tavares de Lima, e Turmalina Teles.

Caríssimos, a Academia de Letras do Brasil – ALB. Primeira Academia Mundial da Ordem de Platão, da qual agora fazemos parte, foi fundada no dia 01 de janeiro de 2001, e tem sede Internacional no Centro Comercial Atrium, sala 15 - Av. Benjamim Constant, n° 1171 - Bairro Centro, Boa Vista/Roraima (RR). 

Como destacou seu Presidente Geral, Dr. Mário Roberto Carabajal Lopes, a ALB nasceu de um grande sonho e objetivava unir os escritores brasileiros em torno de uma organização literária, para juntos, através das letras, contribuírem para o desenvolvimento de valores humanos e sociais, com atuação nos mais diversos segmentos organizacionais da Nação e países com Relações Diplomáticas com o Brasil. Tendo já passados 15 primaveras, desde sua gloriosa criação, destaco que o sonho continua o mesmo.

A seccional pernambucana, ALB/PE, por sua vez, foi implantada em 11 de outubro de 2012, no Centro Cultural dos Correios, do Recife, com a presença do Presidente Geral da ALB, Dr. Mário Carabajal e o Presidente de Honra para Pernambuco, Dr. Fídias Teles.

Como a finalidade básica de uma academia de letras é incentivar o interesse pelo idioma nacional e pelas literaturas nacional e estadual, destaco que nossa maior missão é, em primeiríssimo lugar, manter acesa a chama da Cultura Literária Pernambucana.

Além dos agradecimentos mencionados, destaco a importância da união de todos, antigos e novos membros, desta briosa Instituição, pois, uma andorinha só não faz verão! Não fazemos nada sozinhos, temos que, coesos, defender nossa pioneira tradição cultural e, como herdeiros do Leão do Norte, sem esmorecimentos, estar dispostos a muito trabalho no campo das letras.

Uma curiosidade, digna de nota, é que a palavra “Academia” designava o jardim de Academo, herói ateniense, às margens do rio Cefiso, perto de Atenas, no qual Platão ensinava Filosofia. Atualmente, temos a felicidade de reunirmo-nos nos Jardins Encantados da UBE, onde os bons fluídos dos imortais que aqui passaram e daqueles que o frequentam, inunda-nos de muita felicidade e enche-nos de estímulo em nossa nova missão.

Por fim, eu não vou mais cansá-los, senhoras e senhores, confrades e confreiras. Percorri estes caminhos, simplesmente, para enaltecer a chegada destes ilustres pares à Academia de Letras do Brasil.

Em meu agradecimento final, porque estamos fazendo história, concluo minhas palavras desejando que esta noite continue plenamente delirante e que a luz brilhe para todos!
Muito obrigado!

Ao final, a competente Presidente da ALB-PE Luciene Freitas fez os agradecimentos e encerrou a solenidade com saudações aos novos acadêmicos e foi servido um coquetel aos presentes.


“Muito feliz por fazer parte da ALB, ocupando a cadeira 33, que tenho como patrona Edwirges Sá Pereira”, ressalta Maluma Marques.
























































You may also like

Nenhum comentário: