Baile do Menino Deus realiza apresentações nesta sexta, sábado e domingo

0 Comments

Espetáculo faz parte dos festejos natalinos da capital pernambucana e terá novidades na versão de 2016, como a presença de uma rainha entre os Reis Magos.


Baile do Menino Deus é encenado desde 2004 no Bairro do Recife (Foto: Hans von Manteuffel/Divulgação)
No Recife, a encenação do Baile do Menino Deus já faz parte das tradições natalinas. As apresentações do espetáculo neste ano têm início na sexta (23) e seguem até o domingo (25), no Marco Zero, no Bairro do Recife. Apesar de tradicional, a encenação reserva algumas novidades para o público em 2016, como inspirações na cultura africana e no Oriente Médio e a presença de uma rainha entre os reis magos.

De acordo com a direção da peça, a encenação busca tornar relevante a figura feminina e, além de uma mulher compondo o trio de reis magos, o grupo de caboclinhos também ganhará a presença de uma bailarina. O diretor Ronaldo Correia de Brito também indica mudanças na Sagrada Família, como a retirada do véu de Maria e a utilização de um figurino com os ombros à mostra.

As referências visuais para o espetáculo já foram buscadas na arte bizantina, na presença da cultura 
palestino-árabe no Nordeste e no Leste europeu. Em 2016, no entanto, as marcas da África podem ser vistas no colorido das estampas dos figurinos, até então nunca exploradas no Baile.
Outras características do espetáculo, no entanto, permanecem as mesmas. Um exemplo disso é a execução ao vivo da trilha sonora por uma orquestra, regida pelo maestro José Renato Accioly. As canções são inspiradas nas brincadeiras populares e em ritmos nordestinos como o frevo, o caboclinho, a ciranda e o maracatu.

Escrita há 33 anos por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, a peça conta a história da busca pela casa onde estão José, Maria e o menino Jesus, para que seja realizado “um baile que emende a noite no dia”. A encenação é feita ao ar livre desde 2004 e, anualmente, cerca de 70 mil pessoas assistem às apresentações.

Esquema de trânsito

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema de monitoramento de trânsito para acompanhar o Baile do Menino Deus. Nos dias do evento, todas as vias de acesso ao local ficarão bloqueadas a partir das 18h. Para viabilizar a realização dos ensaios, também haverá bloqueio e monitoramento da área nesta quinta-feira (22), a partir das 19h. Durante os dias de operação, um efetivo de 125 agentes de trânsito irá monitorar o trânsito.

Durante os ensaios, apenas a Avenida Alfredo Lisboa ficará interditada ao acesso de veículos, a partir da Ponte Giratória, das 18h às 21h30, horário previsto para o encerramento das atividades. A Avenida Martins de Barros e a Rua Madre de Deus terão circulação liberada e poderão ser usadas como rotas alternativas.

Ao longo do evento, entre os dias 23 e 25, além da Alfredo Lisboa, também ficarão bloqueadas as ruas da Moeda e Vigário Tenório e a Avenida Marquês de Olinda, até a altura do cruzamento da Rua do Bom Jesus com a Avenida Barbosa Lima.

Além disso, também haverá pontos de monitoramento no cruzamento da Avenida Cais do Apolo com a Rio Branco; na Avenida Marquês de Olinda com a Rua Dona Maria César; na Avenida Rio Branco com a Rua da Guia; na Avenida Rio Branco com a Rua do Bom Jesus e na Rua do Bom Jesus com a Avenida Barbosa Lima. A expectativa é de que os bloqueios sejam liberados a partir da meia-noite, horário esperado para a dispersão do público.

Serviço

Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal
23, 24 e 25 de dezembro de 2016
A partir das 20h
Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Acesso gratuito
Classificação livre
Mais informações: www.bailedomeninodeus.com.br
Fonte: G1.


You may also like

Nenhum comentário: