Homem da Meia-Noite comemora aniversário de 85 anos com desfile, frevo e bolo gigante em Olinda

0 Comments

Calunga desfilou pelas ruas do Bonsucesso até o Largo do Amparo, na noite desta quinta-feira (2) e celebrou idade nova com bolo de seis metros de comprimento.


Tradicional calunga do carnaval de Olinda, o Homem da Meia-Noite completa, nesta quinta-feira (2), 85 anos. Acompanhado de dezenas de admiradores, foliões e passistas de frevo, o gigante celebrou a nova idade com um bolo de seis metros de comprimento, fazendo jus à grandiosidade do personagem. 

O ritmo frenético do frevo deu o tom da festa do gigante, que fez sua aparição para o público pouco depois das 19h. Após o momento dos parabéns, os foliões entoaram o hino do bloco antes de o calunga sair desfilando pelas ruas do Bonsucesso até o Largo do Amparo, em Olinda. Durante o percurso, o gigante fez questão de saudar os moradores do bairro e arrancou sorrisos e passos de frevo de quem acompanhou a orquestra.

Homem da Meia-Noite celebra 85 anos ao som de frevo (Foto: Marina Meireles/G1)
Com o tema 'Negro Rei', o bloco homenageia, no carnaval 2017, as raízes africanas que deram origem à agremiação. "Para nós, é uma honra grande homenagear a essência do Homem da Meia-Noite, os seis homens que fundaram o bloco e que não estão mais aqui", pontuou o presidente do bloco, Luiz Adolpho Botelho.

O presidente ressaltou não só a presença da filha de um dos fundadores, Irene Bernardino, de 95 anos, mas também a de outros admiradores que fazem questão de repassar as tradições carnavalescas para as novas gerações.
"Essa comemoração é para o povo apaixonado, aquele que abriu as portas para o Homem da Meia-Noite entrar, e que lembra de ter começado a seguir o bloco nos braços dos pais e dos avós. É isso que faz o Homem da Meia-Noite ser grande como ele é", contou.

Esse é o caso do eletricista Ivanildo Cavalcante e do neto Yuan, 4, que participaram do aniversário do gigante. "Eu sempre acompanhei o bloco, trouxe meus filhos e agora trago meus netos. É uma tradição para a gente", afirmou.

Bolo de aniversário do Homem da Meia-Noite teve seis metros de comprimento (Foto: Marina Meireles/G1)

Figurino e 'intercâmbio' no Recife


Na terça (31), o calunga também saiu de casa para buscar o figurino que será usado no carnaval 2017. A roupa, confeccionada pelo grupo Bongar, foi entregue sob homenagens no Terreiro de Xambá, em Olinda. O figurino será revelado no dia oficial do desfile: 27 de fevereiro.

Além de desfilar pelas ruas olindenses, o gigante também tem presença confirmada na abertura do carnaval do Recife, no Marco Zero, na sexta-feira de carnaval. O Galo da Madrugada, ícone do carnaval recifense, também deve prestigiar o calunga em Olinda. O 'intercâmbio' dos gigantes do carnaval de Pernambuco tem o objetivo de integrar e fortalecer as festas das duas cidades-irmãs.
Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: