Delações da Odebrecht: Eduardo Campos é citado em depoimento sobre propina em obra de presídio

0 Comments

Delatores afirmam que ex-governador de Pernambuco teria, em 2012, solicitado auxílio para a construção do Centro Integrado de Ressocialização, em Itaquitinga. Prefeito Geraldo Julio é citado.


Eduardo Campos em viagem pelo interior de PE (Foto: Renan Holanda/G1)
O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto num acidente de avião em 2014, aparece em delações da empresa Odebrecht que citam políticos incluídos na lista enviada pela Procuradoria-Geral da República ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a petição 6.706, o ex-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) solicitou à empreiteira, em 2012, apoio por parte do grupo para auxiliar na construção do Centro Integrado de Ressocialização, no município pernambucano de Itaquitinga. Na mesma petição, há citação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, do mesmo partido.

Por telefone, a assessoria do PSB nacional informou ao G1 que se pronuncia exclusivamente sobre a lista de Fachin por meio de nota divulgada na quarta (12). De acordo com o texto, o partido alega apoiar a quebra do sigilo das delações dos executivos da Odebrecht e reafirma a confiança em todos os filiados mencionados na lista.

"O PSB reafirma, ainda, sua solidariedade à família do nosso ex-presidente nacional Eduardo Campos, citado sem condições de se defender, e declara sua decisão de atuar em todas as instâncias para que seu nome e sua honra jamais sejam maculados", diz a nota.

De acordo com o texto, os delatores Marcelo Bahia Odebrecht, Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis e Benedicto Barbosa da Silva Júnior afirmam que o auxílio financeiro foi solicitado por Campos, à época governador de Pernambuco, por meio da DAG Construtora Ltda. Houve, ainda, solicitação de pagamento para a campanha do ex-governador à presidência.

Os delatores ainda afirmaram que o colaborador Luiz Eduardo da Rocha Soares apresenta um documento no qual aponta o pagamento de R$ 500 mil a Geraldo Julio (PSB), candidato à prefeitura do Recife e apoiado por Eduardo Campos.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do prefeito do Recife, que não quis se pronunciar nesta quinta (13), alegando que a posição sobre o caso já havia sido dada anteriormente.

Lista de Fachin


O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de 76 inquéritos solicitados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Com esta decisão, o número de inquéritos da operação no STF triplicou, passando de 37 para 113. Há ainda cinco ações penais abertas no tribunal.
O número de investigados também teve um aumento considerável, de 109 para 195 pessoas. Já o total de partidos com políticos investigados mais que dobrou: passou de 8 para 18.

Em relação aos políticos, Renan Calheiros (PMDB) continua a ser o alvo com mais inquéritos da Lava Jato no STF. Antes, eram 8; agora, são 12. Ele ainda tem uma ação penal e outros três inquéritos fora da operação.

Considerando apenas a lista de Fachin, que foi baseada em delações de ex-executivos da Odebrecht, os políticos mais citados são Aécio Neves (PSDB) e Romero Jucá (PMDB), com 5 inquéritos cada um.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: