Gestão de Caruaru conta com a experiência de José Pereira

0 Comments


Executivo de carreira, José Pereira Sousa tem um vasto currículo na área administrativa. Ocupou os cargos de secretário de Turismo e Cultura de Caruaru e de Gravatá, e de Governo e Planejamento nos municípios de Sairé e Cabo de Santo Agostinho. Também assumiu a chefia de gabinete na vice-governadoria do Estado quando João Lyra Neto era vice-governador de Eduardo Campos. Também assumiu a presidência da Associação de Secretarias de Pernambuco e a diretoria do Teatro João Lyra, além da direção da Casa de Cultura José Condé. Atualmente é Assessor Especial da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

O Jornal Terra da Gente entrevistou José Pereira que falou de seu amor com o trabalho que realiza em prol de Caruaru, terra que o viu nascer. José Pereira é filho de José Pereira Tejo e Eugênia Pereira de Sousa. Fez todos seus estudos em Caruaru, desde o primário até os cursos de Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, graduação em Filosofia e pós-graduações na área de Turismo e da Educação. Confira a entrevista abaixo:

Blog Maluma Marques – Como é ser Assessor Especial de Raquel Lyra?

José Pereira - Trabalhei como chefe de gabinete da atual prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, durante seus dois mandatos como deputada estadual. Quando ela, na Assembléia Legislativa, defendia os interesses de Caruaru, fiquei o tempo todo ao lado dela. Em seguida me desvinculei de todas as atividades e me dediquei exclusivamente ao planejamento e coordenação da campanha de Raquel à Prefeitura de Caruaru, junto com outros colegas. Tive o privilégio de comandar um pedaço dessa campanha e fomos vencedores no primeiro turno. No segundo turno começou uma nova luta e, ao final, fomos vencedores. Então Raquel que tem um currículo muito especial. As ideias de Raquel e o plano de governo dela foi trabalhado junto com uma equipe. Participei das reuniões para montagem do governo. Raquel disse: “Pereira, eu não quero que você vá pra cultura. Eu quero que você fique no meu gabinete, me dando todo o seu apoio. Você já me conhece e todas as pessoas que vierem me procurar, conhecem você. Vai ficar bem mais fácil por conta do dia a dia”. Então estou no gabinete da prefeita em uma luta grande. Temos trabalhado muito e, se Deus quiser, este governo proporcionará melhores dias à população. A nossa prefeita tem conseguido ações importantes para a cidade.

BMM - É um sentimento especial voltar a trabalhar com a família Lyra?

JP - Pois é. Tenho uma história de que os meus pais foram contemporâneos do avó de Raquel Lyra, o João Lyra Filho. Eles tiveram uma história muito bonita no passado. Eu fui secretário de Cultura e Turismo nos dois governos de João Lyra Neto, pai de Raquel. É uma história de ligação. Fernando Lyra, que foi deputado federal por seis vezes e ministro da Justiça, também era muito ligado à nossa família. Nós temos um carinho muito grande pelos avós de Raquel Lyra, João Lyra Filho e Guiomar Lyra. São meus padrinhos de batismo. Então eu fico muito feliz com essa história que a gente preserva e continua. Essa já é a terceira geração, a de Raquel. E estamos com ela, junto com a família Lyra, que tem tradição. É uma família honrada, uma família que tem um passado de glórias. Temos no Brasil muitos políticos que não fazem o seu dever e que não cumprem o dever de cuidar das pessoas e pensam apenas em si. Com a família Lyra é diferente. E para mim é uma honra estar com eles.

BMM - Quais os desafios a serem enfrentados daqui para frente?

JP - Uma das grandes dificuldades que nos desafia na gestão é essa crise econômica que o país vivencia. Há um grande número de desempregados no Brasil, de modo especial na região Nordeste, no nosso estado e na nossa cidade. Então eu recebi muitas pessoas. Só nessa sala eu tenho um banco de currículos que chega a mais de 2 mil. Isso nos angustia muito porque muitas pessoas chegam desesperadas, numa situação bastante delicada. Outro grande desafio é a escassez de água em nossa região. Se a gente tivesse água seria bem menor o sofrimento das pessoas, porque as pessoas estariam plantando. Eu diria que esses são os grandes problemas. E Caruaru, com mais de 350 mil habitantes, é uma cidade muito complexa. Vários loteamentos surgiram sem planejamento. As pessoas foram construindo de forma desorganizada. Acabaram construindo em áreas sem os serviços essenciais como escolas, estradas, iluminação, creche e hospitais. Isso dificulta bastante para o município organizar tudo. Na zona rural o desafio é a melhoria das estradas e o abastecimento de água para a população. Acompanhamos vários problemas, mas destacaremos esses.

BMM - O senhor está sempre voltado para contribuir com o excelente trabalho em Caruaru e eu sei que você tem um carinho especial por esta cidade.

JP- Sim. Sem dúvida Caruaru é minha cidade. Eu cresci aqui. Eu e meus irmãos (Ivonise, Naldo, Iron e Ivonildo Pereira de Sousa) que nasceram aqui. Aprendemos a amar a nossa cidade. Morei um tempo no Recife e também em Gravatá, mas o amor por Caruaru é muito grande. E, a cada desenvolvimento que acontece em nossa cidade em vários aspectos, nos deixa muito feliz. Na economia, no turismo, na cultura. Então temos um projeto muito grande de expansão imobiliária. Hoje Caruaru tem 20 mil universitários; cresceu bastante esse número. A cidade converge milhares de estudantes para cá. Antes não eram assim. Era o contrário. Só existiam três cursos: Direito, Odontologia e Filosofia. E quem não fazia a opção para esses cursos ia embora. Nós perdemos milhares de pessoas ao longo de muitos anos porque iam embora para Campina Grande, Recife, São Paulo e para outros estados, em busca de outros cursos. Lá mesmo eles ficavam, faziam suas vidas. Hoje é o contrário. Temos todos os cursos em Caruaru; de Medicina a Engenharia. Isso é muito importante para o desenvolvimento educacional da cidade. Então, como caruaruense, a gente fica muito feliz com esse crescimento da nossa cidade.

BMM - Deixe suas considerações:

JP - Eu queria só agradecer por este espaço. Você é uma jornalista que também tem sua cidade em seu coração e o seu amor a Surubim é semelhante ao meu amor por Caruaru. Mas você não fica só voltada a Surubim. Você está sempre pensando em Pernambuco como um todo. E de modo especial o Agreste; sempre lembrando da gente, divulgando as coisas da terra. Você merece todo o nosso carinho, e que Deus te ilumine para continuar nessa batalha divulgando as coisas boas da nossa cidade.



You may also like

Nenhum comentário: