BISPO DA DIOCESE DE NAZARÉ VISITA SURUBIM

0 Comments

Em recente visita missionária às paróquias de Surubim, o bispo da Diocese de Nazaré da Mata falou sobre a importância da missão sacerdotal da igreja e fez um breve relato sobre sua vida.  

A finalidade da visita foi conhecer a realidade de cada paróquia e refletir como a igreja caminha. De acordo com Francisco de Assis, a função sacerdotal deve ter como objetivo o bem da comunidade. “ O bispo é aquele que está para escutar e caminhar com a comunidade, como orienta o Papa Francisco. O bispo também fortalece, anima e motiva a comunidade. O povo não deve ser como um rebanho sem pastor,” esclareceu.   

Na oportunidade, ele falou também sobre o cenário político atual. “O povo não deve perder a esperança. Não devemos ver este momento só pelo lado negativo, tem o lado positivo também. O povo brasileiro é criativo. Não devemos deixar que nos roubem a esperança,’’ enfatizou Francisco.

Perfil de Francisco de Assis


Francisco de Assis Dantas de Lucena é natural de Jardim do Seridó, município do Rio Grande do Norte. O Bispo Francisco é o filho mais velho de uma família extensa de sete filhos, três homens e quatro mulheres. Seus pais: Abemor Abdias de Lucena ( in memoriam) e Maria Inês Dantas de Lucena.

Francisco de Assis desde criança demonstrava gosto pelos estudos, mas passou por muitas dificuldades para conseguir estudar. Nasceu na zona rural e começou a trabalhar cedo para ajudar os pais, que tinham uma pequena fábrica de queijo. “Comecei a trabalhar cedo para ajudá-los a fabricar o queijo. Acordava às 5h da manha, saia para buscar leite nas fazendas e  chegava por volta das dez horas. Depois já ia se preparar para estudar. A escola ficava longe de casa e eu passava por dois rios antes de chagar nela. No inverno faltava muita aula, pois não tinha como ir a escola por conta das enchentes do rio. Mas  queria estudar e hoje estou aqui,” contou.

Quando completou a quarta série, atualmente 5º ano, não  teve como continuar seus estudos na zona rural. Sendo assim, foi convidado para morar na cidade na casa de uma família conhecida de seus pais, que o tratou como um filho. Ao completar três anos na casa da família que o acolheu, seus avós maternos vieram morar na cidade e Francisco foi morar com eles.

A vocação pelo sacerdócio começou cedo. Desde criança gostava muito de ir à feira, aos sábados, com a mãe, e juntos frequentavam a missa do agricultor. Segundo o bispo Francisco, ele gostava de ver o que o padre fazia e,  ao chegar em casa, encenava a missa com os irmãos.  Quando veio morar na cidade ia rezar o terço na igreja. Depois foi convidado para ser coroinha e nessa época já tinha vontade de ser padre. Em seguida, foi morar em Caicó (RN),  e lá surgiu a oportunidade de ir morar no Rio de Janeiro.

Após a ordenação sacerdotal no Rio de janeiro, foi a Roma fazer um curso para formador. Quando retornou da Itália, assumiu a reitoria do seminário diocesano. Em 2008, aos 44 anos, foi consagrado bispo da diocese de Guarabira no Rio Grande do Norte. Passou oito anos em Guarabira, em seguida veio para a Diocese de Nazaré da Mata, onde se encontra atualmente. “Estou aqui como bispo da diocese de Nazaré da Mata nem sei porquê. Deus tem seus planos,”  finalizou Francisco.     









You may also like

Nenhum comentário: