Hospital São Luiz convida população para conscientização e prevenção do câncer de mama

0 Comments

A doença é o segundo câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.


Drª Vera Coutinho, especialista em ultrassonografia. (Crédito: Maluma Marques).
Neste mês de outubro o Hospital São Luiz foi carinhosamente todo decorado de rosa para chamar a atenção da população para a importância da prevenção contra o câncer de mama, visando a redução da mortalidade pela doença com diagnósticos precoces e tratamentos especializados que auxiliam na cura da doença. Ações educativas sobre diagnóstico precoce, tratamento e prevenção fazem parte da campanha Outubro Rosa. 
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Mesmo assim também é importante que os homens realizem exames preventivos. 
A doença surge principalmente em forma de nódulos na mama, mas também pode se manifestar com saída de secreção pela papila – fora da gestação e do puerpério , retração de pele ou mamilo, alterações na forma da mama e lesões na pele na região da mama ou complexo aréolo papilar. 
O diagnóstico do câncer de mama normalmente é feito através de exames de imagem, como mamografia e ressonância e por último é feita a biópsia, que ajuda a complementar e a fechar o diagnóstico da doença. 
O tratamento sempre é individualizado, pois depende de características clínicas do paciente. Pode ser incluído: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia alvo ou hormonioterapia, tudo dependerá do diagnóstico. 
O Hospital São Luiz se destaca como referência em termos de exames radiológicos pois é um dos poucos hospitais do interior que tem o selo de qualidade conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia que segue os parâmetros de controle de qualidade internacionais para realizar exames desta área. 
Segundo a Drª Vera Bezerra Coutinho Ferreira Lima, pacientes com idade de 50 a 69 anos de idade tem o direito de fazer pelo SUS o exame de rastreamento que tem como objetivo detectar doenças precocemente de dois em dois anos, como por exemplo para diagnosticar possíveis casos de câncer de mama ou colo do útero, mesmo que não tenham apresentado sintomas até o momento. 
Importante frisar que a qualidade e o tipo de aparelho para diagnóstico vai interferir no resultado, pois existem equipamentos antigos que não conseguem detectar o câncer em estágio inicial. “Aqui no Hospital São Luiz dispomos de dois mamógrafos digitais e ultrassom devidamente qualificado com profissionais especializados,” explica Drª Vera Coutinho. 
A campanha Outubro Rosa tem como meta educativa instruir a população a avaliar a mama e a fazer o auto exame. “Essa e outras instruções oferecemos o ano todo através dos profissionais que atuam no Hospital São Luiz, qualquer dúvida teremos o maior prazer em ajudar”, reforça Dr. Gildo Ferreira Lima. 
“A prevenção é feita primeiramente conhecendo o nosso corpo, com o auto exame, apalpando, olhando, auto examinando, percebendo se existe algum nódulo, alguma mancha vermelha ou secreção no mamilo. Se percebeu ou sentiu algo estranho é porque está na hora de fazer os exames necessários através da ultrassom da mama, da mamografia ou do rastreamento. Quanto mais cedo o diagnóstico, muitos transtornos serão evitados e mais efetivo será o tratamento, com muito mais chances de cura. Por isso a importância de realizar exames preventivos anualmente”, pontua Drª Vera. 

Hospital São Luiz 


O Hospital São Luiz de Surubim além  de ser referência por ser um dos poucos hospitais do interior que tem o selo de qualidade conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia que segue os parâmetros de controle de qualidade internacionais, desenvolve suas atividades desde 1990, ou seja, são 27 anos de experiência e dedicação na missão de cuidar do próximo. 
Durante este tempo, o Hospital São Luiz já atendeu e atende milhares de pacientes gratuitamente, de segundo a sexta feira. É o refúgio não só dos surubinenses mas de diversos cidadãos das cidades vizinhas que buscam realizar exames de qualidade e atendimentos com profissionais qualificados através do SUS e de convênios. 
A unidade possui equipamentos de última geração, como mamógrafos digitais, ultrassonografia e profissionais especializados em diagnóstico por imagem de mama. 
O Hospital conta ainda com uma equipe multidisciplinar fundamental para um atendimento mais humanizado composta por mastologistas clínicos qualificados, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. 

Drª Vera Coutinho, especialista em ultrassonografia. (Crédito: Maluma Marques).

Certificado de qualidade em mamografia do Hospital São Luiz.
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o câncer de mama  é a primeira causa de mortes frequentes por câncer nas mulheres. Por conta disso, desde 2013, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional “Outubro Rosa”, cujo objetivo é realizar campanhas de prevenção contra o câncer de mama, durante todo o mês de outubro no país. 
Em Surubim, o hospital São Luiz, com recursos do SUS, aderiu à campanha e está realizando durante todo este mês de outubro o exame gratuito de mamografia, para as mulheres a partir dos 40 anos.  A mamografia é realizada de segunda a sábado e para realizá-lo  basta apenas levar o Registro Geral (RG), CPF, cartão do SUS,  e se dirigir à recepção do referido hospital para agendar o exame.
A Técnica em Radiologia Marineide Martins, que trabalha no Hospital São Luiz há 17 anos,  há oito anos  realiza  o exame de mamografia e raio-x nas pacientes do hospital. Segundo ela, esta campanha do Outubro Rosa, que o hospital aderiu, tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o perigo que é o câncer de mama e o que deve ser feito para preveni-lo. “ Se você diagnostica logo cedo e realiza o tratamento bem antes, todo tratamento tem cura. O que não pode é deixar de se cuidar ao perceber qualquer sinal de  anormalidade nas mamas”, explica  Marineide
Segundo Marleide, é importante fazer anualmente não só exames de mamas, mas também exames preventivos ginecológicos. “A perca da mama causa um impacto muito grande, principalmente porque afeta a fisiologia feminina e os aspectos psicológicos da mulher. Por isso, é melhor antes de tudo, prevenir. A partir dos 40 anos tem que cuidar, principalmente se tiver parentes com histórico de câncer de mama na Família. Se tiver algum parentesco como tia, avó, pode, inclusive, começar a fazer a triagem aos 35 anos de idade”, esclareceu Marineide.

Com relação ao tratamento contra câncer de mama, Marineide ainda explica que ao procurar o mastologista é importante levar não só a mamografia como a ultrassonografia, pois um exame complementa o outro.  Quanto ao horário de realização de mamografia neste mês de outubro, no Hospital São Luiz, será nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h às 10h; e das 16h às 18h. Nas terças-feiras  das 15h às 18h e  no sábado, das 7h às 12h.    
Além de mamografia, o hospital São Luiz realiza ultrassonografia com a especialista Drª. Vera Coutinho. A médica atende toda quarta-feira e realiza todo tipo de ultrassonografias, endovaginal, tireóide, próstata, mamas, entre outros.

Marineide Martins, Téc. em Radiologia. (Crédito: Maluma Marques).

Pacientes aguardando para fazer o exame de mamografia. (Crédito: Maluma Marques).



You may also like

Nenhum comentário: