'Exposição Lixo é Quase Nada' é realizada no Sesc Ler Surubim

0 Comments

Evento tem objetivo de difundir prática de utilização do lixo como forma de prevenção.


'Exposição Lixo é Quase Nada' acontece em Sesc Ler Surubim a partir da segunda-feira (20) (Foto: Divulgação Assessoria)
A "Exposição lixo é quase nada" será realizada na segunda-feira (20) em Surubim, no Agreste de Pernambuco. O evento tem a finalidade de difundir a prática consciente de utilização do lixo como forma de prevenção do meio ambiente apresentando a cadeia produtiva dos resíduos.

Durante o evento, o público receberá informações sobre o destino adequado do lixo com oficinas, palestras, mídia audiovisual e artes plásticas. “É um projeto do Departamento Nacional e a cidade de Surubim foi escolhida por estar em processo de desativação do lixão e implantação de um aterro sanitário. É um tema próximo a todos nós e uma honra sediar uma iniciativa como essa”, explica a gerente do Sesc Ler Surubim, Nelma Farias.

Os artistas plásticos Apolinário Lucena, Severino Lindo e Edilza Lima, terão as obras expostas na exposição “Lixo é quase nada”. Apolinário trabalha com jornais e pó de serra; Severino, com embalagens derivadas da perfumaria, e Edilza transforma pneus usados em matéria-prima, para a produção de artigos de decoração.

A abertura do evento vai acontecer no Sesc Ler Surubim com um coquetel produzido dentro do conceito de aproveitamento integral de alimentos. Nos outros dias, o público terá acesso também a vídeos de educação ambiental que fazem parte do acervo do EcoCine do Sesc. Escolas da cidade poderão agendar visitas para que os alunos possam acompanhar os documentários.

As pessoas poderão participar também da Economia Solidária, uma ação em que serão oferecidos picolés. As pessoas irão pagar apenas R$ 1 e depositar o dinheiro em uma caixinha que vai ao lado da carrocinha sem mediador, uma forma de incentivar a prática de responsabilidade social. A verba arrecada será revertida para a Associação Chamas de Fogo da cidade de Surubim.

Oficinas
 

Os visitantes vão poder participar gratuitamente de oficinas para produção de acessórios e objetos de decoração. Os encontros serão ministrados por Elisabete Lacerda, coordenadora de Educação em Ciências e Humanidades, e voluntários que tenham interesse em compartilhar experiências. Entre as atividades, estão a confecção der bonecas indígenas, EcoBags de camisas de malha usadas, jarrinho de lata de alumínio e plantio de mudas. “O lixo está no nosso cotidiano e é importante que toda a população se envolva com o seu destino. Nós somos os responsáveis por eles e impactados pelos seus descartes irresponsáveis”, reforça Elisabete.

Programação completa:


Segunda (20)


Abertura Oficial - No Sesc Ler Surubim, na Rua Frei Ibiapina, s/n, São José

Horário: 14h


Terça (21) a sexta (24)
Visitação aberta ao público
Horário: das 9h às 16h

Terça (21)


Feira de Produtos Orgânicos
Local: Pátio das Carretas (Sesc Ler Surubim)
Horário: das 7h às 11h

Sexta (24)


Papo com Catador, com catadores do antigo lixão da Muribeca (Recife)
Local: Espaço da Exposição (Sesc Ler Surubim)
Horário: 14h

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: