92ª TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM SURUBIM

0 Comments

Teve início na quarta-feira (11), a 92ª edição da Festa de São Sebastião, um dos eventos mais tradicionais de Surubim. A abertura da programação religiosa aconteceu com a tradicional procissão da  bandeira e , após a procissão, foi celebrada a missa de abertura do novenário. A programação religiosa segue até a quinta-feira (19), com celebrações todas às noites na igreja matriz. No dia 20 de janeiro, dia dedicado à São Sebastião, haverá às 10h, uma missa solene com animação do Coral São Sebastião e às 17h, procissão com a imagem do Santo  pelas principais ruas do bairro de São Sebastião. À noite, a festividade religiosa será encerrada com a apresentação da banda São José. Além da programação religiosa, a prefeitura de Surubim vai patrocinar  show para o público, com algumas bandas musicais, nos principais dias da festa.
A igreja de São Sebastião completou cerca de 100 anos. Ela é presidida pelo bispo Dom Jorge Abdias de Freitas e pelo pároco João Santana da Silva. 

Sobre a atuação da igreja, o padre Luiz Gonçalves de Farias, muito querido pelos católicos surubinenses e da região, fala da importância do Catolicismo na vida dos cristãos católicos.  
Pe. Luiz Farias


BLOG MALUMA MARQUES – A Igreja de São Sebastião completou cerca de 100 anos, o que o Senhor tem a dizer sobre isso?

Pe. Luiz Gonçalves de Farias – Uma caminhada bonita, construída pelos nossos antepassados e que continua essa caminhada, sendo acolhida por nós, que hoje formamos a paróquia de São Sebastião.

BMM – Como estão os preparativos para a Festa de São Sebastião?

Pe. Luiz Gonçalves de Farias - Os preparativos estão da melhor forma possível, e a programação religiosa visa nos ajudar na nossa caminhada de discípulos missionários de Jesus, seguindo a “Missão sem Medo.”

BMM - Qual a missão da igreja na atualidade diante de tantos conflitos existenciais?

Pe. Luiz Gonçalves de Farias – A missão da igreja é de  salvar  o homem, procurando seguir as pegadas de Jesus que veio para nos salvar, procurando ser para nós essa força, esse estímulo na caminhada.  E a Igreja, a exemplo de Jesus, também procura salvar seus filhos e filhas, procurando acolhê-los nas suas necessidades e colocando a vida a serviço dos seus irmãos.

BMM – Qual o tema deste  ano da igreja e como os padres pretendem trabalhá-lo perante os fiéis?

Pe. Luiz Gonçalves de Farias - O tema é Missão sem Medo.

BMM - Com relação ao cenário político da corrupção no Brasil, qual o posicionamento da Igreja Católica?

Pe. Luiz Gonçalves de Farias - A igreja lamenta profundamente esta situação em que nós vivemos e pede, proclama, conclama para que nós sejamos instrumentos, que nos ajudemos uns aos outros para que nós possamos sair desta crise que nós vivemos e nos libertemos, sobretudo, da corrupção do dinheiro.

BMM -  O que o Papa Francisco trouxe de inovação para a Igreja Católica?

Pe. Luiz Gonçalves de Farias -  O Santo Padre,  o Papa,  veio trazer para nós uma abertura muito grande. Ele vê a igreja como sendo realmente esta mãe que deve sair em busca daqueles que mais necessitam. O Santo Padre pede que nós saiamos de nossas sacristias e vamos ao encontro de nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados.

BMM – Por que os padres passam tão pouco tempo numa paróquia? Isso é uma norma da igreja?

Pe. Luiz Gonçalves de Farias – É uma norma da igreja local. A nossa diocese (de Nazaré), tomou por decisão transferir, de acordo com as necessidades, os padres, depois de seis anos de trabalhos prestados a uma comunidade.


Além das celebrações religiosas, durante a festa tem apresentações de dança, pastoril,  em frente à Igreja de São Sebastião, unindo a igreja aos valores culturais.
Pe. Luiz Farias


































You may also like

Nenhum comentário: