Testes gratuitos de sífilis e HIV são oferecidos no Grande Recife

0 Comments

Exames e aconselhamentos acontecem nesta terça-feira (16) e na quinta-feira (18), no Recife e em Jaboatão dos Guararapes.


Testes de sífilis e HIV serão disponibilizados gratuitamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Foto: Jéssica Alves/G1)
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferece, nesta terça-feira (16), serviços de testagem e aconselhamento para a prevenção de sífilis e HIV. A ação, que conta com o apoio do trailer do Projeto Quero Fazer, acontece a partir das 17h, na Academia da Cidade da Avenida Brasília Formosa, no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.

Outra ação semelhante acontecerá na quinta-feira (18). Ela será realizada na Praça do Viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, também a partir das 17h. Em cada dia, serão atendidas até 70 pessoas.

As testagens são gratuitas e duram, em média, 30 minutos, entre realização de exames e aconselhamentos. Os casos positivos que forem detectados serão encaminhados para tratamento em algum serviço de referência. No local, também serão distribuídos camisinhas e gel lubrificante.

Rede de profissionais


A SES realiza também, nesta terça-feira (16), um seminário para atualização permanente dos profissionais de saúde que atuam nessa área. Farão parte do evento profissionais das unidades Básicas de Saúde, coordenadores da Atenção Primária, Saúde da Mulher e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Entre os temas que serão abordados estão “Transmissão vertical, diagnóstico e seguimento dos casos” e “Prevenção das IST”.

Sífilis


É uma doença em fase epidêmica em todo o pais, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Em 2017, Pernambuco notificou 2.684 casos de sífilis adquirida (público em geral), 1.612 casos de sífilis congênita (transmissão da mãe para o feto durante a gestação) e 1.341 casos em gestantes. O dado que mais chama a atenção é o de sífilis adquirida, que mais que duplicou em dois anos. Em 2015, em Pernambuco, foram notificados 1.319 casos.

Ainda de acordo com a SES, os números gerais de 2016 são 414% maiores se comparados aos de 2014. Enquanto houve o registro de 499 casos de sífilis em 2014, o ano de 2016 teve 2.565 casos da doença.

Atualmente, o Recife integra a lista do Ministério da Saúde dos 100 municípios que concentram 60% dos casos de sífilis no país.

HIV


Segundo a SES, desde o início das notificações da aids em Pernambuco, em 1983, até o dia 24 de outubro de 2017, foram registrados 25.218 casos no estado. Desses, cerca de dois terços são referentes ao público masculino, o equivalente a 16,344 casos. Enquanto 8.874 casos foram em mulheres.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: