XII Edição do Caminho de Santo Amaro acontece, de 05 a 10 de janeiro, com cultura e religiosidade

0 Comments


O percurso  começou em Jaboatão do Guararapes com destino a Taquaritinga do Norte. A Edição do Caminho de Santo Amaro  é formado por um grupo de pessoas, que inclui um surubinense, filho de Dudu Marinheiro, que era conhecido por Dudu do Feijão ( in memoriam). Com cerca de 60 caminhantes, antes de chegar ao destino final, irão pernoitar em várias cidades, com um roteiro religioso e cultural.

No primeiro dia, saíram às  6h da manhã, de Jaboatão dos Guararapes, após receberam a bênção do Frei Damião Silva, na Matriz de Jaboatão. À noite, o grupo pernoitou no SESC LER de Tiúma. No segundo dia, visitaram São Severino do Ramo, em Paudalho, e pernoitaram em Carpina, no Colégio das Freiras. Passaram também por Bom Jardim, em visita à Pedra Santa.  Na terça-feira (9), o grupo de peregrinos chegou em Surubim, lancharam na fazenda  da atual prefeita Ana Célia, que os recebeu com muito carinho e atenção. Em seguida, o grupo  pernoitou na cidade, ficaram hospedado no Reserve Hotel. Na mesma noite, realizaram um belo ritual ‘Da Luz ao Fogo,’  e também dançaram Ciranda, denominada pelo grupo de Ciranda de Santo Amaro, ao redor de uma bela fogueira.

A coordenadora do Grupo é Jariana, de Recife, que o criou com o objetivo de viver a religiosidade de uma forma dinâmica, em relação direta com os valores culturais, explica Jariana. Segundo a coordenadora, o projeto deu certo, pela quantidade de pessoas que aderiu ao grupo.


Num dos locais religiosos, sobre o altar encontrarão um cesto com pequenas pedras, o peregrino pega uma  delas e deposita na Cruz do Peregrino, em frente a igrejinha de São José, no alto da Serra de Taquara. Com esse gesto, o peregrino solicita  um desejo que quer que  seja realizado”, explica um dos integrantes do grupo. Até chegarem em Taquaritinga do Norte, farão  ainda algumas visitas a lugares religiosos e  rituais culturais. Para o grupo, esse projeto traz muita realização pessoal.  









































You may also like

Nenhum comentário: