CLÓRIS BARROS, UMA MULHER QUE DEDICOU A VIDA PARA A EDUCAÇÃO

0 Comments
Clóris Barbosa Barros



Clóris Barbosa Barros, natural de Surubim-PE, cidade a qual ama, nasceu em 25 de agosto de 1932, filha de José Bernardino de Souza Barbosa e de Ermelinda de Lucena Barbosa, tendo como irmãos: Cremilda, José Romildo, Maria do Amparo (in memoriam), Jailton e Ana Mery. Tem 85 anos, o que acha um privilégio chegar a essa idade, muito bem graças a Deus.

Do lar materno/paterno, tem lembranças muito boas, como criança e adolescente, sendo o amor à família, a base de tudo de bom na vida.

Fez parte de sua caminhada, o seu curso fundamental de 1ª a 4ª série, na época “Curso Primário”, no Colégio Nossa Senhora do Amparo. Esses anos para ela, foram maravilhosos, não só da parte das disciplinas a estudar, mas sobretudo da parte religiosa, educacional que junto ao que recebeu do lar, que faz o aluno crescer no grandioso trabalho Professor/Aluno, conforme, diz Paulo Freire. Após o seu curso primário, fez Admissão ao Ginásio no Colégio da Sagrada Família, no Recife, sendo aprovada para iniciar o curso ginasial nesse querido colégio, a língua dominante para ela era o francês ao qual se apegou e teve ótimos resultados. A maioria das religiosas eram francesas e o colégio era da Congregação de Vilefrance, na França.

Foi o Sr. Paulo Mota que o indicou à mãe dela, grande mãe que trabalhou e viveu com a educação dos filhos na sua grandiosa mente, “Dona Ermelinda é uma heroína”, palavras ditas altas em sua última viagem pelo querido Dr. José Nivaldo de Sousa Barbosa, médico, escritor (in memoriam).

Terminado o Curso Ginasial, foi para outro colégio muito bom, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, das Irmãs Beneditinas, a maioria Alemã. Foi novamente como interna.

Clóris aproveitou o máximo nesses ótimos educandários de classe, inclusive o francês da Sagrada Família. Terminou o magistério do 2º grau. O seu roteiro de Professora/Educadora, teve início após a sua formatura, a sua 1ª turma foi de Francês no Colégio Nossa Senhora do Amparo, a turma do curso normal-ultímo ano, a convite da querida Irmã Carmelita (in memoriam), ela relutou a princípio, mas terminou aceitando e feliz por ter se dado bem, muito certo na sua nobre missão.

Mesmo ensinando, continuou a fazer novos cursos em Caruaru na FAFICA, o de Pedagogia com as três habilitações: Administração, Supervisão e Orientação Educacional.

Terminada essa etapa de sua vida estudantil, fez o curso de História Licenciatura Plena, na FAFICA também.

No ano de 1977, foi designada como Secretária de Educação de Surubim na gestão de Antônio Barros – Prefeito. Clóris foi posta à disposição da Prefeitura de Surubim pelo Governo do Estado. Foram quase 50 anos na Educação, o que se constituiu uma grande dádiva em sua vida. Era o seu sonho, trabalhar incessantemente na Educação e conseguiu.

Quando o seu esposo Antônio Barros entregou o seu cargo ao seu sucessor em 1983, a família foi para o Recife, onde completaria com dois anos de trabalho, a sua aposentadoria de Fiscal da Previdência Social.

Ainda no Recife, trabalhando com Educação, fez pós graduação em Adminstração e Recursos Humanos pelo SEC-MEC- Secretaria de Educação e Ministério da Educação.

Após um curso feito no Recife, recebeu um convite de Drª Maria Elisa Viegas, para trabalhar na Secretaria de Educação, pois ela era Secretária de Educação. Clóris agradeceu e não aceitou, voltando para sua amada terra Surubim e sua amada família.

Em 06 de julho de 1958, foi celebrado o casamento de Clóris Barbosa Barros e Antônio Barros, na residência de seus pais pelo prezado Pe. Edvaldo Bezerra. Foi uma bonita celebração, muita organização e após o casamento, um buffet a toda prova. Neste 1º semestre de 2018, o casal fará 60 anos de matrimônio – Bodas de Diamante. Dessa união tem quatro filhos amados: José Hélio, Celiane Maria, Antônio Barros Filho (Toninho) e Luís Helder, como netos: Gabriela, Ana Sofia, José Hélio Filho, Tomás, Gustavo, Heitor, Antônio Barros Neto e Laura.

Várias foram as Escolas Estaduais nas quais Clóris ensinou, coordenou ou fez inspeções e colégios particulares:

Escolas Estaduais: Severino Farias, Lourenço Ramos, Maria Cecília, Nossa Senhora de Fátima.

Colégios Particulares: Colégio Nossa Senhora do Amparo e Colégio Marista Pio XII.

Hoje aposentada, Clóris vive feliz com seu marido, sua família e amigos. Só tem a agradecer a Deus, Divino Pai, tudo o que conseguiu nesta vida.

Não se pode deixar de lembrar que além da Educação (primordial), Clóris gosta de festas, dança, a música é uma das coisas que a fascina, toca um pouco de teclado e ama a Deus sobre todas as coisas materiais.


Deus é tudo para ela. Só tem a dizer em alto e bom som: por tudo, obrigada SENHOR, PAI ETERNO.

Clóris Barbosa Barros e Antônio Barros .



You may also like

Nenhum comentário: