Encontro reúne profissionais do Agreste Setentrional, em Surubim, para debater os Direitos da Pessoa Idosa

0 Comments


Nesta quarta-feira (18) aconteceu um encontro na cidade de Surubim, no Polo de Educação a Distância, no bairro São José, promovido pela Superintendência de Defesa  e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Pernambuco. Segundo os organizadores deste encontro, o objetivo foi reunir os profissionais do Agreste Setentrional, que trabalham com políticas públicas para os idosos, para que possam conhecer o Projeto Humanidade, a fim de intensificar a integração da população idosa, principalmente os que vivem em abrigos.



Sobre o evento, a psicóloga Renata Guedes de Sousa, coordenadora do Projeto Humanidade, vinculado à Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Pernambuco, explicou que o encontro foi descentralizado por conta da especificidade de cada região, a fim de alcançar os objetivos propostos. “A ideia do encontro é conscientização sobre a integração da população idosa, porque o idoso precisa ser entendido com um sujeito biopsicossocial. Então, se eu faço um trabalho num determinado município, mas se não faço a integração com esse idoso na parte da saúde,  assistência social e direitos humanos,  a gente não consegue fazer um trabalho integral,” explicou.

De acordo com Renata, é preciso entender o idoso em sua completude. “O grande trabalho hoje foi sensibilizar esses profissionais que vieram pra cá, do Agreste Setentrional como um todo, dialogando, falando de suas vivências com a pessoa idosa, expondo as dificuldades. E também estamos trazendo a possibilidade de realizar projetos, para adquirir o Estatuto do Idoso, para mostrar a estes idosos seus direitos e  emponderá-los,” ressaltou.

O evento aconteceu durante  o dia inteiro. Na ocasião, a coordenadora Renata Sousa explicou o que é o Projeto Humanidade, que surgiu em 2014 no estado de Pernambuco, que é pioneiro a nível de Brasil, com um trabalho específico dentro de instituições de longa permanência. De acordo com a coordenadora Renata, este projeto já foi apresentado em congressos, no Rio de Janeiro e em Maceió, e está sendo reconhecido nacionalmente, a fim de fortalecer a integração dos idosos com a sociedade.
O encontro, além de ser promovido pela Superintendência de  Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, contou com a participação das Secretarias Estaduais de Saúde e de Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, com a participação do Centro Integrado de Apoio a Pessoa Idosa de Pernambuco (CIAPE) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Surubim.  Além disso, tem o apoio e incentivo do governador Paulo Câmara, que busca intensificar o diálogo entre profissionais para fortalecer o atendimento à população idosa. E segundo os organizadores, é apenas o primeiro encontro integrado, já que outros serão realizados nas demais regiões do Agreste e no  Sertão.

Participaram do encontro secretários municipais das cidades que fazem parte do Agreste setentrional, sendo elas Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes e Vertente do Lério.








You may also like

Nenhum comentário: