DR. HERIBERTO MARQUES COM MAIS DE 40 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM ONCOLOGIA, explica como evitar o câncer e também combatê-lo

0 Comments
Dr. Heriberto de Queiroz Marques - Médico Oncologista (Foto: Maluma Marques)


Desde que o mundo é mundo, ou seja, desde que surgiram as civilizações, nasceram com elas às descobertas, invenções, mas também as doenças, que na maioria das vezes são reflexos das escolhas de vida. Neste século XXI, de acordo com especialistas, temos as doenças consideradas como o mal do século, sendo elas a depressão e o câncer. Segundo informações divulgadas, em 2018, pelo Observatório de Oncologia do Brasil, o câncer é a primeira causa de morte nos municípios brasileiros. O Observatório ainda lança estimativas de que em 2029 a doença se tornará a primeira causa de morte no país, se nada for feito. Para quem passa pela experiência dolorosa de ter um câncer, até mesmo para os familiares dos pacientes, alguns passam a valorizar mais a vida, enquanto outros perdem a esperança, e a vida, por um fio, se acaba mais depressa. Tudo vai depender do modo como a doença é vista pelo paciente. Quanto ao posicionamento da ciência, esta tem feito o que é possível, conforme explica o médico oncologista Heriberto de Queiroz Marques.

Dr. Heriberto é fundador do Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (SEQUIPE), criado em 1987, com 30 anos atendendo  e prestando serviços humanizados e com eficácia a pacientes com câncer. É também fundador do Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC), inaugurado em 1993. Além disso, Dr. Heriberto é especialista em Oncologia Clínica, filiado a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia e possui experiência com pacientes com câncer há mais de 40 anos.  Foi vice-presidente do Sindicato Médico do Hospital de Pernambuco (SINDHOSPE). Apenas no SEQUIPE, em Recife, já realizou mais de 16 mil atendimentos oncológicos. Esses serviços são baseados no fundamento de assistência humanizada, individualizada e além do oncologista, os pacientes contam com o apoio multidisciplinar de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. “Não se trata a doença, se trata o doente. E a vida só é efetiva quando se luta por ela, acreditando na vida e valorizando-a. Com isso, é que tenho pacientes há mais de 30 anos com sobrevida, felizes e realizados. Pessoas que receberam o diagnóstico jovens, se trataram, se formaram e vivem com toda a intensidade e com fé em Deus, superando todos os problemas,” ressaltou Dr. Heriberto. Confira a entrevista abaixo.

Blog Maluma Marques - Por que tem aumentado o número de casos de câncer no Brasil?

Dr. Heriberto Marques - Primeiro porque a população está com uma maior longevidade. Isso favorece a possibilidade de que quanto mais tempo a pessoa vive, mais pode surgir qualquer patologia, não somente o câncer. Além do mais, as pessoas se esquecem de fazer atividade física, cuidar do lazer e ter uma alimentação saudável com a correria do dia a dia. A obesidade, a vida estressante, tudo isso favorece o surgimento do câncer. Outra coisa que favorece, é que antigamente os recursos de diagnóstico, de biópsia e de imagem eram restritos, e hoje em dia é muito mais favorável.

BMM - Em sua opinião, a origem do câncer pode ser genética?

HM - A genética favorece 4% apenas. O restante é o meio ambiente, como aqui no Nordeste, no agreste e sertão, em que as pessoas ficam muito tempo expostas ao sol, sem proteção solar, por isso temos nesta região o maior índice de câncer de pele do Brasil.

BMM - O senhor acredita que o câncer é uma doença psicossomática?

HM - Não. O estado emocional é importante por que muitos casos de depressão e de instabilidade emocional diminuem as defesas do organismo, então a pessoa fica muito mais suscetível, mas não que dizer que a emoção é responsável completamente. Ela favorece indiretamente.

BMM - O apoio da família é importante para ajudar na recuperação do paciente com câncer?

HM - Um dos fatores importantes na luta contra o câncer é o apoio não só dos médicos, mas a família tem um fator importante no suporte emocional, no suporte de assistência afetiva, alimentar e nos cuidados com a higiene do paciente.

BMM - O senhor acredita que ainda vai ser possível alcançar a cura para qualquer tipo de câncer?

HM - Se está trabalhando nesse princípio, vai depender do momento do diagnóstico e da efetividade do tratamento. Hoje em dia você não pode dizer ‘eu curei o câncer’, mas pela sobrevida de muitos pacientes, percebemos que um câncer pode ser superado.

BMM -O senhor já presenciou um caso que lhe marcou?

HM - Como eu lhe disse, existem casos de grande importância. Recebemos uma paciente com um tumor inoperável e prognóstico com tempo de morte. A gente investiu, cuidou da paciente e hoje, exatamente 18 anos, a pessoa está viva. Quando começou a fazer o tratamento, os filhos ainda eram adolescentes, e hoje são médicos. E a pessoa vive feliz e realizada por ter superado a doença.

BMM - Por que pessoas desenganadas até pelos médicos conseguem a cura do câncer?  O que contribui para isso, a fé?

HM - Veja bem, a fé é importante porque motiva a valorizar a vida, mas isso não leva a cura, o que leva a cura é o tratamento efetivo.

BMM - Em sua opinião, a ciência é insipiente com relação à cura do câncer ou tem feito avanços?

HM – A ciência avançou e muito com muitas drogas e anticorpos específicos para cada tipo de tumor, e deu uma possibilidade do tratamento efetivo e curabilidade.

BMM - Quais os tipos de câncer que mais matam no Brasil?

HM - Atualmente, na mulher, que felizmente diminuiu muito por conta da prevenção do câncer do colo do útero, que era uma vergonha, principalmente em Pernambuco, que tinha alta incidência. Mas o trabalho de prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento efetivo reduziram os casos. E também o que mais mata é o câncer de pulmão.

BMM - Finalizando, em sua opinião, o que as pessoas devem fazer para evitar o câncer?

HM - Primeiramente ter uma vida saudável, ou seja, evitar o abuso excessivo de cigarros, bebidas alcoólicas e má alimentação.

Centro de Oncologia de Caruaru (Foto: Maluma Marques)

Centro de Oncologia de Caruaru (Foto: Maluma Marques)

(Foto: Maluma Marques)

Heriberto de Queiroz Marques

Dr. Heriberto de Queiroz Marques - Médico Oncologista (Foto: Maluma Marques)


Heriberto de Queiroz Marques nasceu em 25 de março de 1944 na cidade de Pesqueira-PE. É filho de José Marques e Estelita de Queiroz Marques. É casado e tem quatro filhos: Heriberto Júnior, Felipe José, Arthur e Davi. 
Em Pesqueira, estudou no tradicoinal Colégio Cristo Rei. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e concluiu o curso em 1970.  Possui pós-graduação  pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), também fez pós nos EUA e na França( Gustavo Russyt).  
Em 1987, fundou  o Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (SEQUIPE),  pioneiro no Estado  como clínica oncológica de iniciativa privada para atendimento ambulatorial, e que ocupa a 50ª posição entre as maiores empresas contribuintes do ISS. Inclusive, em 2018, depois de trinta anos de existência, sua clínica registra mais de 16 mil atendimentos a pacientes com câncer. O SEQUIPE oferece tratamento humanizado e, além do oncologista, todos os pacientes recebem atendimento de outros profissionais, dentre eles, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas.
Em 1993, ampliando o atendimento e a prestação de serviços sociais, fundou em Caruaru o Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC). Por sua influência, competência e referência em oncologia em Pernambuco, de 1998 até 2003 assumiu o cargo de superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco. Também já foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Integra a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e é membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Possui experiência em ensaios clínicos e têm publicações científicas. 
Com ousadia e determinação, implantou a radioterapia no Agreste, cujo objetivo é que seu hospital ofereça um tratamento integral ao paciente com câncer. E desenvolve pesquisas para obtenção de novas drogas mais eficazes para tratar as patologias em sua área de atuação.   
Além da atuação na área médica, seguindo a vocação do pai, cultiva o amor pelo campo, desenvolve  atividades agropecuárias e destaca-se como um dos maiores produtores de leite da região do agreste.  Na função de agropecuarista, empenha-se na melhoria genética da raça de animais Girolando, utilizando tecnologias modernas, inseminação artificial e transferência de embriões. 
É rotariano, patrono do abrigo Cristo Redentor, onde semanalmente presta assistência médica. Além disso, pelo seu desempenho na área social e científica, recebeu vários títulos e comendas, entre eles os títulos de Cidadão de Recife, Caruaru e Sanharó e Orgulho Pernambuco.



You may also like

Nenhum comentário: