EX-VEREADOR ELIZALDO BATISTA, FOI DESTAQUE NA HISTÓRIA DE SURUBIM e TRAZ QUESTIONAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA ESCRITA DO MUNICÍPIO

0 Comments
Elizaldo Batista de Souza (Foto: Maluma Marques)


O município de Surubim foi emancipado através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, se desmembrando do município de Bom Jardim-PE. Em 2018 completou 90 anos de emancipação política, e durante esse período muitos prefeitos administraram a cidade. Dentre eles, alguns tiveram o privilégio de assumir o mandato por duas vezes, como o saudoso Monsenhor Luís Ferreira Lima, Humberto Barbosa (in memoriam), José Arruda e os mais recentes Flávio Nóbrega e Túlio Vieira.

Geralmente, quem comanda o poder executivo deixa marcas na vida do povo pela boa ou má administração, mas nos municípios a figura do vereador é muito importante, não se trata apenas de prestar assistencialismo, como vimos no percurso da História dos municípios, mas aprovar leis e criar projetos que beneficiem a Administração Pública, bem como fiscalizar as ações do poder administrativo, como a aprovação ou desaprovação da prestação de contas do poder executivo.

Em Surubim, o ex-vereador Elizaldo Batista (da tradicional e importante família que se destaca no segmento empresarial, dentre eles, João Batista, do grupo Pan Cristal, que fornece produtos alimentícios congelados para todo o Brasil), faz parte da história política de Surubim e de Pernambuco. Elizaldo exerceu o mandato de vereador por três períodos consecutivos (1958 até 1972) no primeiro e segundo mandato do Monsenhor Luís Ferreira Lima e no mandato de Dr. Nelson Barbosa. Foi secretário de Administração Geral da cidade de Surubim (na gestão do prefeito Mário Henrique, que assumiu o lugar do Monsenhor Luís, após este deixar o cargo de prefeito para assumir o cargo de Deputado Estadual e atuou na gestão municipal do Recife, no governo de Antônio Farias, e na gestão estadual do ex-governador Marcos Maciel. Exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Administração da Secretaria da Justiça a convite do Secretário Luiz Andrade de Vasconcelos.

Antes disso, seu pai, João Batista de Souza, também participou ativamente da vida política. Tudo teve início com o cultivo da amizade do pai com o ex-prefeito do município de Surubim Paulo da Mota Silveira, e a sua atuação como vereador, na gestão dos ex-prefeitos Euclides Mota e Antônio Heráclio. Tudo isso parece recente, mas faz parte da história de Surubim, que talvez não tenha todos os seus registros devidamente escritos.

Segundo Elizaldo, a história de Surubim pode se perder com o tempo. “Sou muito autêntico, gosto muito da minha Terra, mas Surubim tem uma coisa que me desgosta muito e que não chega a comprometer meu respeito por essa terra. Surubim é uma cidade que não tem História escrita, a História é oral. À medida que as pessoas desaparecem, desaparece a sua História.”

Entre relatos de tempos já vividos, Elizaldo enfatiza que chegou a ver e ler o registro do coronel Dídimo Carneiro no ato de sua posse como primeiro prefeito de Surubim. E isso o deixou muito alegre por ter a historia em mãos, com uma caligrafia da época, que por si só merecia todo o crédito. No entanto, o que soube é que um certo prefeito, posteriormente, mandou queimar essa ata por não ver relevância nisso.

Como vereador, tanto na gestão do Monsenhor, quanto na Gestão de Nelson Barbosa, Elizaldo contribuiu com incentivo para que os projetos destes prefeitos fossem colocados em prática e beneficiassem a população local. E enquanto secretário de Administração Geral de Surubim, na época, também deu a sua contribuição no município, apoiando as ações do prefeito. Mas não basta o registro oral, para ele, é preciso preservar a História de Surubim com registros escritos.

ELIZALDO BATISTA DE SOUZA

Elizaldo Batista de Souza (Foto: Maluma Marques)

Elizaldo Batista de Souza nasceu em Surubim em 02 de maio de 1932. É filho de João Batista de Souza e de Josefa Abigail Batista. Irmãos: Maria Celeste, José Hibernon, Maria Eunira e João Batista Filho. É casado com Roseli da Silva Rego, filha do primeiro tabelião de Surubim, Aníbal da Silva Rego.
A infância foi muito prazerosa, teve a felicidade de ter uma educação harmônica transmitida pelos pais. O pai na época era comerciante (dono de uma padaria) e pecuarista, e por isso a infância dos filhos foi marcada pela alternância, uma parte do tempo morando na zona urbana, intercalando com a vivência na zona rural.
Iniciou a trajetória estudantil em Surubim, também estudou dois anos no Ginásio de Limoeiro e concluiu o Ensino Médio em Recife. Na capital pernambucana estudou nos antigos Colégios Padre Félix e no Colégio Osvaldo Cruz. Após a conclusão do Ensino Médio, fez vestibular para Direito, no entanto, como não obteve êxito, resolveu retornar para Surubim.  
Os pais tinham pouca herança para deixar para os filhos, mas a conscientização era permanente. Sendo assim, Elizaldo recebeu uma advertência por não ter passado no vestibular. O genitor desejava que os filhos seguissem uma carreira profissional.  
Depois desse episódio, Elizaldo passou um período sem estudar. Após oito anos, prestou vestibular para Direito novamente, em Caruaru, e conseguiu a aprovação. No segundo ano do curso, decidiu ingressar na carreira política para disputar o cargo de vereador, inspirado no pai que já tinha exercido este mesmo cargo eletivo por dois mandatos. Foi eleito e se tornou o presidente da Câmara de Vereadores de Surubim. Assumiu o cargo por três mandatos consecutivos (sempre com um número de votos expressivos: o segundo candidato mais votado). O primeiro mandato assumiu durante a gestão do prefeito Monsenhor Luiz Ferreira Lima; o segundo, na gestão do prefeito Nelson Barbosa; e mais uma mandato na segunda gestão do prefeito  Monsenhor  Luiz Ferreira Lima. Na época, na metade do segundo mandato de Monsenhor Luiz Ferreira Lima, o então prefeito afastou-se do cargo para pleitear uma vaga para deputado estadual. Elizaldo, a convite do vice-prefeito Mário Henrique (que assumiu o lugar do Monsenhor), recebeu o convite para ser Secretário Geral da Prefeitura de Surubim. Assim sendo, assumiu o cargo, durante dois anos, com muita garra e vontade de contribuir para o desenvolvimento do município.  
Após o término do mandato de vereador, com carisma, autêntico, boas influências e jeito para a política, através de um amigo, o deputado Dr. Gonzaga de Vasconcelos (in memoriam), ocupou um cargo na Prefeitura do Recife, na gestão do então prefeito Antônio Farias (in memoriam). Nessa época, exerceu o cargo de diretor de fiscalização de transportes coletivos do Recife, vinculado à Secretaria de Serviço Público ocupada pelo Dr. Adalberto Farias Cabral. Permaneceu no cargo por quatro anos.  Ainda em Recife, no mandato do governador de Pernambuco Marcos Maciel, por influência do então secretário de Justiça, Dr. Gonzaga, Elizaldo assumiu o cargo de Diretor de Administração da Secretaria de Justiça por quatro anos. Após esse período, ingressou na antiga Assistência Judiciária, atualmente denominada Defensoria Pública.
Depois de 25 anos em Recife, retornou para Surubim e resolveu morar na zona rural. Por todas as experiências vividas, tanto no meio político quanto na atuação na Gestão Pública, Elizaldo se sente uma pessoa realizada, por ser um homem que soube aproveitar as oportunidades e por ter contribuído para o desenvolvimento de Pernambuco. 
“Sou apaixonado por minha terra, só que tive uma frustração de não ser prefeito de Surubim, mas depois cheguei à realidade de que esse meu sonho era uma ilusão. O que me desgosta um pouco é o fato de Surubim não ter uma história escrita. Surubim tem uma história oral. E à medida que o povo desaparece, desaparece a sua história. Mas, pessoalmente, me sinto realizado por tudo o que vivi até hoje, tanto profissionalmente quanto afetivamente.”  



You may also like

Nenhum comentário: