PAULO MACIEL, MÉDICO ESPECIALISTA COM ATUAÇÃO NO SIMEPE DE CARUARU, ESCLARECE, EM ENTREVISTA, COMO CURAR A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

0 Comments

Dr. Paulo Maciel 


Na atualidade, é muito comum as pessoas terem Doenças do Refluxo, além de problemas no estômago, no intestino, entre outros órgãos. Muitos fatores interferem nas doenças que afetam os órgãos do aparelho digestivo, entre eles a má alimentação e a má qualidade de vida. Especificamente sobre as doenças de refluxo, é sempre importante consultar um médico especialista para sanar o problema, mas para a população, em geral, manter-se informada sobre a causa desta doença é essencial para a prevenção da qualidade de vida. Com relação ao assunto, o médico Paulo Maciel possui 30 anos de experiência nesses casos. Ele é cirurgião geral, gastroenterologista, endoscopista digestivo, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, diretor do SIMEPE Regional de Caruaru, e presta serviços de excelência na cura de doenças do trato digestivo e de demais órgãos, como fígado e baço, no Centro de Cirurgia e Endoscopia Paulo Maciel. 

BLOG MALUMA MARQUES - O que é a doença do refluxo?

DR. PAULO MACIEL - Entre o esôfago e o estômago nós temos o músculo diafragma e nessa área tem duas válvulas, uma pra o esôfago e outra para o diafragma. E quando o ácido do estômago vai para o esôfago temos aí o refluxo, pois o esôfago não suporta nada ácido; já o estômago é rico em ácido fluorídrico, então o refluxo machuca, dói, fere e pode sangrar.

BMM -  A doença do refluxo atinge quantas pessoas no Brasil?

PM - A média aproximada é variável por região, em média atinge entre 12 a 20% da população adulta.

BMM -  Como é feito o diagnóstico do problema de refluxo?

PM – Clinicamente, principalmente, por endoscopia, e um outro exame chamado Phmetria Esofágica.

BMM -  Têm pessoas que comem com muita pressa. Isso pode provocar algum problema de saúde?

PM - De maneira geral não tem muito problema. Mas se ele tem problemas de refluxo isso é ruim, por que vai acentuar esse refluxo.

BMM -  O que produz gases intestinais?

PM - Nós temos várias situações que produzem gases no intestino. A primeira é a doença do refluxo. Temos também a deficiência de enzima lactase; a alteração de quem tem deficiência genética, que não consegue ingerir o glúten, e a disbiose, que é a alteração da flora do intestino.

BMM -  O que pode causar o intestino preso?

PM - Chamado de constipação intestinal crônica. De maneira geral, a maioria dos casos é provocada por mau hábito alimentar intestinal. Outras pessoas que ingerem uma quantidade muito pequena de líquido por dia, isso também influi, pois as fezes não pastosas dificultam a evacuação, além da falta de fibras na alimentação, são a maioria dos casos de constipação, que pode ser tratada com a reeducação alimentar, com o uso de fibras principalmente.

BMM - Com relação ao fígado, por que muitos problemas demoram para serem detectados?

PM - O fígado é malvado porque nós só temos sintomas quando a coisa já está complicada. O tumor de fígado, se não fizer avaliação periódica, só se percebe quando obstrui as vias biliares e deixa a pessoa amarela. A maioria das hepatites só se percebe quando estão graves, quando estão numa fase bem adiantada. A cirrose, às vezes, o sintoma principal e inicial é a hemorragia digestiva, quando a pessoa começa a vomitar sangue, principalmente de quem consome álcool permanentemente. 

BMM -  O que causa a gastrite e qual o tratamento para curá-la?

PM - Uma bactéria que não se sabe bem a origem dela, mas que é muito existente. Até 25 anos atrás era um terror cuidar de gastrite porque só conseguíamos curar 3 a 5% dos pacientes. Depois foi descoberta a bactéria que causava gastrite, úlceras e tumores, e curada não se opera mais.  Em países subdesenvolvidos essa bactéria atinge 70% da população. Já em países desenvolvidos, com a qualidade de vida excelente, atinge apenas 30% da população. É uma bactéria que está no mundo todo, e gastrite nervosa não existe. O importante é matar a bactéria e pronto.  No entanto, existem pequenas gastrites crônicas que são incuráveis e fazemos apenas o controle delas com remédios para diminuir o ácido do estômago, bem como usamos remédios para aumentar a força do esôfago para tentar impedir ou diminuir o refluxo, ou realizamos cirurgia.

BMM -  Afta tem a ver com gastrite?

PM - Não, questões imunológicas e doenças do refluxo é que podem provocar afta.

BMM -  Como cirurgião geral, que tipo de cirurgia o senhor realiza?

PM - Sou especialista em vídeo cirurgia, opero útero, ovário, pâncreas, fígado, esôfago, vesícula, intestino grosso, popularmente as pessoas falam cirurgia a laser, sem abrir a barriga. Opero toda a região do abdômen e algumas coisas do tórax. Trato, de maneira pioneira, no agreste de Pernambuco, varizes dos membros inferiores com raio laser, doenças hemorroidárias com raio laser, retiro veia de safena com raio laser, e os pacientes têm alta no mesmo dia e no outro dia estão trabalhando normalmente.

BMM - O que a sua clínica oferece em relação à segurança no atendimento de seus pacientes?

PM - Nós realizamos endoscopia digestiva seguindo todas as resoluções da Sociedade Brasileira de Medicina e Endoscopia e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Também seguimos todas as normas da Anvisa com relação ao sistema de esterilização contra infecção e isso dá segurança aos pacientes. Temos também suporte para atendimento de paciente caso tenha parada cardíaca, mas nesses trinta anos nunca tive isso na minha clínica. Somos pioneiros também no Agreste de Pernambuco no tratamento de veias safenas.

Serviços:

Centro de Cirurgia e Endoscopia Paulo Maciel.

Av. José Veríssimo, Nº 203-B
Caruaru-PE

Fone: (81) 3722.5566

Centro de Cirurgia e Endoscopia Paulo Maciel

Dr. Paulo Maciel e sua esposa Gabriela Maciel



You may also like

Nenhum comentário: