MISSA DO VAQUEIRO ANUNCIA O INÍCIO DA GRANDE FESTA DE VAQUEJADA EM SURUBIM

0 Comments


A Missa do Vaqueiro, já está incorporada a grande festa da vaquejada. Uma semana antes da grande “Festa do Morão”, os vaqueiros se confraternizam e anunciam o início dessa grande festa.

Assim aconteceu no dia 9 de setembro, um domingo que amanheceu com as ruas tomadas pela presença dos vaqueiros, jubilosos arautos da Vaquejada de Surubim.

O vaqueiro, mestre de cerimônia da sua festa de vaquejada, desfila pelas ruas da cidade, saindo do Parque J. Galdino em direção ao palanque central, localizado à Rua João Batista, próximo a Prefeitura Municipal.

A festa da vaquejada tem o apoio logístico da Prefeitura Municipal do Surubim que também elabora a sua programação festiva que é inserida nos dias de festa da Capital da Vaquejada.


HOMENAGEADOS

  
Este ano, a prefeita Ana Célia reservou momentos de inquestionáveis reverências a homenageados merecedores de aplausos, de reconhecimento e de lembranças inesquecíveis.

Nada mais respeitoso do que devotar uma homenagem especial a Zito Barbosa, que encantava os palcos das vaquejadas de Surubim e, porque não acrescentar, de cidades do Nordeste afora com uma locução impecável e reconhecidamente inigualável.

Além da homenagem a Zito Barbosa (In Memoriam), como “Locutor de Vaquejadas”, o cerimonial da Prefeitura de Surubim destacou a musicalidade das vaquejadas, homenageando de forma acertada o Quinteto Violado, Sirano e Sirino, Maré Malta e Gyl Alencar que deixam pérolas musicais em homenagem a Surubim e as suas festas de vaquejada.

Outras justas homenagens foram reservadas para a cultura, destacando o escritor e jornalista Fernando Guerra que lançou, recentemente, o livro “Memórias das Vaquejadas” e para a tradição das festas de vaquejadas com a “Família Galdino” menção inesquecível que justifica o que a Família Galdino faz pela Vaquejada de Surubim e pela participação em vaquejadas do Brasil.

Nada mais significativo do que homenagear os artesãos dos arreios, celas e adereços que embelezam vaqueiros e cavalos. Pessoas que se dedicaram em vida, a manter viva a confecção de peças de couro de primeira qualidade. 

E, nesse seleto grupo, Biu Celeiro, Josino Pereira Duarte e Zé Salu, já falecidos, mas presentes na memória dos surubinenses.

Ainda, nada mais justo do que premiar aqueles que fazem o povo saber do que se passa, através das ondas do rádio. Pelo que fazem as emissoras: Rádio Surubim AM, Rádio Integração FM, Rádio Pop FM que animam, informam e destacam as festas de vaquejadas em Surubim. A elas o destaque e a audiência ao serem lembradas em alusão à Comunicação das Vaquejadas.















































































You may also like

Nenhum comentário: