Evento de tecnologia e arte do IFPE oferece mais de 80 atividades gratuitas em Olinda

0 Comments

A CAOS, semana criativa do Instituto Federal de Pernambuco, acontece a partir desta terça (20) até quinta (22) e conta com shows, oficinas, palestras e feira de produtos artísticos.



A Semana Criativa do IFPE acontece no Sítio Histórico de Olinda, de terça (20) a quinta (22) — Foto: Reprodução/TV Globo

Iniciada nesta terça-feira (20), a Semana Criativa do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), intitulada CAOS, oferece gratuitamente mais de 80 atividades de tecnologia e arte aplicadas a questões sociais, no Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife. A programação vai até quinta-feira (22) e conta com shows, oficinas, palestras e feira de produtos artísticos.

Exposições, performances, rodas de conversa e intervenções artísticas são outras atividades previstas, que acontecem simultaneamente em três pontos: no Centro de Cultura Luiz Freire, na Praça Laura Nigro e no casarão em frente a essa praça, a antiga sede do Museu do Mamulengo.

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça (20), o evento promove um bate-papo com ativistas do movimento negro. Também são realizadas rodas de conversas sobre novas mídias e ativismo digital. Na área de negócios, o espaço CAOS Empreendedor conta com venda de produtos artísticos e atividades de formação de parcerias.

Nas exposições, obras em argila, desenhos de modelo vivo, fotografias, pinturas, gravuras, ilustrações, maquetes eletrônicas de modelagem 3D e animações são alguns dos temas. Uma das mostras é realizada em placas com relevos e texturas, que permitem que deficientes visuais possam tatear releituras de obras de artistas como J. Borges.

Ao longo dos três dias de evento estão previstas intervenções com grafite e a presença de artistas do projeto Retratos da Hora, que fazem desenhos do público. Os presentes também podem ser retratados com uma câmera escura de lambe-lambe, prática popular entre as décadas de 60 e 80 usada para fazer fotografias em 3x4 por pessoas de baixo poder aquisitivo.

Também são ofertadas oficinas de aquarela, serigrafia guerrilheira, desenho de modelo vivo (maiores de 18 anos), roteiro e storyboard, colagem, fotomontagem, fotodocumental, estamparia digital, sublimação com técnicas alternativas, capoeira angola, introdução à ilustração vetorial, serigrafia com materiais alternativos e design de joias.


A programação também conta com oficinas de produção de mandalas, bordado de flâmulas, voz no ambiente de trabalho, encadernação (costura belga), confecção de ferramentas artísticas, imagem e texto, desenho de negócio de impacto social, maquetes eletrônicas de espaços públicos e viabilização de projetos artísticos. Todos os materiais utilizados durante as oficinas são ofertados gratuitamente pelo evento.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do evento, onde também é possível encontrar a programação completa. É preciso se inscrever separadamente para cada atividade desejada e cada participante pode se cadastrar em até seis atividades. Metade das vagas está disponível online. Os outros 50% são disponibilizados apenas presencialmente durante o evento.


Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: