Matriz do Paulista é tombada patrimônio de Pernambuco

0 Comments

Templo não poderá mais sofrer nenhuma alteração que comprometa a obra original



Padre Charles Araújo espera que o entorno da igreja seja organizado
Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

A Igreja Matriz de Santa Isabel, localizada no centro do Paulista, Região Metropolitana do Recife, foi tombada na manhã dessa quinta-feira (20) pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). Agora, o templo, que tem 72 anos - e é considerado por muitos o símbolo e o coração da cidade - está integrado ao conjunto de igrejas classificadas como Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco, não podendo mais sofrer nenhuma alteração que comprometa a obra original.

Segundo o conselheiro Marcos Prado - que foi relator do processo - a homologação do tombamento será assinada pelo governador Paulo Câmara em até 20 dias. “Foi um trabalho muito longo, passei quatro meses fotografando e filmando a igreja de todos os seus ângulos. Nesse tempo percebi que há um carinho muito forte da população cristã com a igreja”, acrescentou.

O padre Charles Araújo recebeu a informação com entusiasmo e explicou que espera que o tombamento ajude a organizar os arredores da igreja, que, segundo ele, carece de atenção do governo. “Esse tombamento representa, sem dúvidas, um grande momento para nós. Afinal, essa igreja é um marco da cidade. Esperamos que esse tombamento sirva para realmente preservar, que agora a segurança seja aumentada e que o comércio e ambulantes que ficam ao redor sejam organizados”, comentou.

A cerimônia de anúncio do tombamento para os fiéis será realizada no dia 27 de janeiro, na missa das 17h, quando a Igreja Matriz de Santa Isabel deixará de ser sede provisória da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres e passará a ser também paróquia da cidade do Paulista.


Padre Charles Araújo espera que o entorno da igreja seja organizado
Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

Por: Folha de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: