Açude transborda depois de chuva forte em São Bento do Una

0 Comments

Mais de 40 casas precisaram ser desocupadas após a enxurrada, provocada pela conjunção da chuva forte com o aumento das águas do Rio Una



Uma onda da lama ainda cobria a cidade de São Bento, neste domingo (24)
Foto: Cortesia/WhatsApp

Moradores de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, foram surpreendidos neste final de semana com uma forte chuva, o aumento das águas do Rio Una e o transbordamento do Açude Velho. Em pouco tempo, houve enchente em vários pontos do município e moradores tiveram que sair às presas de casa.

Mais de 40 residências foram tomadas pela enxurrada. Parte da cidade ficou sem energia por quase dez horas. Pelas redes sociais, a comunidade descreveu o triste cenário da água entrando nos lares, carregando veículos e derrubando postes. Neste domingo (24), muita lama ainda encobria a cidade, que começou a ser limpa.

Segundo a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Zilurdes Lopes, das 6h da manhã de sábado (23) até às 6h da manhã deste domingo (24) choveu 36 mm na cidade, o volume foi cerca de 1/3 do previsto para o mês. Mas não somente a chuva localizada na cidade é que provocou a enchente: a elevação do Rio Una foi decisivo. “Muita gente ficou desabrigada porque o Açude Velho estourou. Invadiu várias casas, muita gente perdeu quase tudo. Está triste a situação aqui. O nível baixou, graças a Deus”, contou a comerciante Amanda Katielly Valença.




A prefeita de São Bento, Débora Almeida, informou que o açude não chegou a romper, mas o volume foi tão grande que o reservatório, que recebe água do Una, transbordou e invadiu várias ruas. “Tivemos duas cheias do rio, uma da sexta (22) para o sábado (23) e outra do sábado (23) para o domingo (24). O problema não foi nem tanto a chuva aqui na cidade, mas na cabeceira do rio em outros municípios. Continuamos em alerta e monitorando o nível do rio com a APAC”, disse.

A defesa civil contabilizou 46 casas atingidas. Dessas, quatro foram interditadas e vão precisar de reparos. Segundo a prefeita, não há feridos. Um homem que dirigia um carro levado pela enxurrada conseguiu sair do automóvel a tempo. Dois postes de alta tensão caíram na cidade e deixaram moradores de três bairros as escuras desde a noite de sábado (23). A energia foi religada por volta das 11h deste domingo (25).


São Bento do Una ficou debaixo de águaFoto: Cortesia/WhatsApp



Por: Folha de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: