Evereste: derretimento de geleiras expõe corpos nas montanhas

0 Comments

'Por causa do aquecimento global, o manto de gelo e os glaciares estão derretendo rapidamente' e os cadáveres aparecem, explica ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal



© DR

Com o derretimento das geleiras do Evereste, corpos de alpinistas mortos estão ficando visíveis nas montanhas. A maior parte dos óbitos acontece com desastres naturais, como avalanches e quedas, mas também ocorrem problemas fisiológicos como tontura e dor de cabeça. Mais de 4,8 mil alpinistas já escalaram o pico mais alto da Terra.

"Por causa do aquecimento global, o manto de gelo e os glaciares estão derretendo rapidamente. Os cadáveres que permaneceram enterrados durante todos esses anos estão agora sendo expostos", explica Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal.

"Já descemos cadáveres de alguns montanhistas que morreram nos anos recentes, mas os mais antigos estão aparecendo agora."

Um funcionário do governo local contou à "BBC" sobre os resgates: "Eu mesmo resgatei cerca de 10 cadáveres nos últimos anos em diferentes pontos do Everest. Claramente, mais e mais deles estão surgindo agora".


Por: Notícias ao Minuto.


You may also like

Nenhum comentário: