EM SURUBIM, ESCOLA COMUNITÁRIA JARDIM CAMPO DAS TULIPAS APLICA MODELO INOVADOR DE ENSINO

0 Comments

A educação é ampla e as instituições escolares seguem concepções pedagógicas diferenciadas. Em Surubim, a Escola Comunitária Jardim Campo das Tulipas traz um modelo alemão inovador de ensino e que, apesar dos obstáculos para se manter, a instituição tem trazido resultados positivos para pais e alunos. Sobre o novo método de ensino, trata-se da Pedagogia Waldorf, que foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. 

Quem gerencia a instituição atualmente são três educadoras, Bárbara Barbosa, Terapeuta Holística e professora de História e Educação Infantil e idealizadora do projeto implantado desde 2017; Michelline Muniz - especialista em Educação Especial e que desenvolve e trabalha com projetos humanistas há 10 anos e Fernanda Sales, estudante da Pedagogia Waldorf.




ENTREVISTA


BLOG MALUMA MARQUES - Quando surgiu a Pedagogia Waldorf?

BÁRBARA BARBOSA - A Pedagogia Waldorf surgiu há quase 100 anos, na Alemanha, após a primeira guerra mundial, com o objetivo de resgatar a sociedade através de uma educação humanizada. O filósofo austríaco Rudolf Steiner fundou a Pedagogia Waldorf, a Antroposofia, a Euritmia e a Agricultura Biodinâmica. Foi um homem extremamente visionário, evoluído. Sendo assim, a Pedagogia Waldorf é centrada na formação integral do individuo. É permeada pelo fazer e pela arte. A escola é regida pelos pais e professores, numa gestão horizontal e compartilhada.

BMM - Por que você e sua equipe decidiram aplicar esse método pedagógico de ensino aqui em Surubim?

BB - O modelo atual de educação massacra, entorpece o processo criativo e afetivo das nossas crianças, reafirma unicamente o materialismo, o mecanicismo. A educação contemporânea é fragmentária, as disciplinas não se correlacionam, as avaliações renunciam as potencialidades dos alunos, sendo geralmente taxativas e opressoras. Os professores, infelizmente, são altamente sobrecarregados e desvalorizados. E as famílias poucas vezes participam desse processo. As crianças não são vistas como seres que têm uma história, que têm emoções, que têm particularidades. Por isso, decidimos seguir a pedagogia Waldorf por está voltada para a busca da humanização do ser humano.

BMM - Como ocorre a aprendizagem dos alunos usando a Pedagogia Waldorf no Jardim Campo das Tulipas?

BB - Acreditamos piamente que a arte e a educação transformam vidas e a pedagogia Waldorf reúne todos os princípios humanitários que acreditamos. Temos aulas de artesanato, culinária, pintura em aquarela, música, jardinagem. A criança aprende imitando, vivenciando, saboreando, fazendo.  O brincar para a criança pequena é tão importante quanto a respiração, e isso precisa ser respeitado, precisamos parar de atropelar as fases, passar a ouvir e enxergar as reais necessidades das nossas crianças. No Jardim de Infância Waldorf, por exemplo, se explora intensamente o lúdico, a imaginação, o desenvolvimento corpóreo, o ambiente deve ser acolhedor, pois é uma extensão da casa. As bonecas são de pano e todos os brinquedos são extraídos da natureza. A criança é estimulada de forma sensível e integral.

BMM - Como é uma escola comunitária, que estratégia estão utilizando para manter a instituição funcionando?

BB - Toda semana estávamos montando bazares, fazendo bolo, pavês e docinhos para vender, também fizemos carnezinhos mensais com 15 reais, para quem quisesse colaborar com a Escola. Elaboramos camisas do projeto para vender, fizemos vaquinha online, pois como a escola é comunitária, os aluguéis e todas as outras despesas são pagas através de doações. Com o dinheiro arrecadado, pudemos comprar as mesinhas e banquinhos, compramos brinquedos Waldorf, livros e materiais de construção para reformar a escola.
BMM - Atualmente, percebemos que muitos profissionais da educação encontram-se desestimulados. Como você enxerga a Educação impulsionada pela Pedagogia Waldorf?

BB - Acreditamos em uma educação alicerçada no amor, na verdade, no afeto. Acreditamos que a educação, a fé e a compaixão são capazes de restaurar vidas.  Por isso, somos um grupo que buscamos acolher, abraçar histórias, trazer esperança.

BMM - Quem tiver interesse em ajudar a instituição, como proceder?

BB - Agradecemos imensamente todas as pessoas que estão se mobilizando para nos ajudar na efetivação e continuidade da nossa escola comunitária Jardim Campo das Tulipas. E caso outras pessoas queiram nos ajudar também, toda ajuda será bem vinda.  A instituição tem o CNPJ 33.171.432/0001-14. Já para doações é só efetuar um depósito de qualquer valor na conta do Banco do Brasil, agência: 582-7, conta corrente: 38802-5.



You may also like

Nenhum comentário: