FREIMIGUELINENSE DEIXA SUA TERRA E SE DESTACA NO CANADÁ

0 Comments
Melo Patisserie (Foto: Reprodução/Instagram).


Não é nenhuma novidade que o Brasil está num momento econômico e político de desafios. Sem contar que muitos veem momentos difíceis como obstáculos intransponíveis, já outros enxergam apenas como mais um desafio a ser superado. Transpor barreiras, acreditar nos sonhos e lutar por eles é questão de força de vontade e muita persistência. Enquanto uns ficam pelo caminho, outros criam estratégias e a cada passo é mais um degrau para chegar ao seu objetivo. 

Histórias de pessoas que conquistam sucesso são autênticas, como a do pernambucano Melo, natural da cidade de Frei Miguelinho, no Agreste pernambucano, que foi para o Canadá objetivando ter uma vida melhor. A sua trajetória de superação é uma inspiração e estímulo para que os brasileiros não deixem de sonhar e de lutar para realizá-los. Foi para Paris, estudou numa das escolas mais famosas de gastronomia do mundo e hoje é um grande confeiteiro no Canadá. Mora há treze anos em Vancouver no Canadá.

ENTREVISTA

Melo Patisserie (Foto: Reprodução/Instagram).


BLOG MALUMA MARQUES - COMO ERA SUA VIDA NO BRASIL ANTES DE VIR MORAR NO CANADÁ?

MELO - Nasci em Frei Miguelinho e meus pais me deram uma educação muito boa, valores muito fortes que carrego comigo aonde quer que eu vá. No Brasil, sempre tive uma vida difícil, sou formado em Administração de Empresas e trabalhei no segmento de hotelaria. Morei em Recife e sempre tive sonhos e trabalhei muito para conquistá-los, mas como não consegui evoluir profissionalmente no Brasil, vim pra cá.

BMM - QUANDO SURGIU A IDEIA DE IR MORAR FORA DO BRASIL E POR QUE ESCOLHEU O CANADÁ?

MELO - Antes de vir morar em Vancouver pesquisei e descobri que aqui era o lugar menos frio, mais apropriado pra mim, já que estava acostumado com o calor intenso do Nordeste. Vim pra Vancouver com muita coragem, mas não sabia o que ia acontecer, a gente não sabe o que o futuro nos aguarda. Eu queria uma vida melhor pra mim. Chegando aqui, comecei a lavar prato numa padaria e foi assim que tudo começou.  E nunca tive vergonha, ter vergonha por quê? De trabalhar? Jamais. A gastronomia nunca fez parte da minha vida, mas incentivado por uma chefe gastronômica comecei a fazer um curso nessa área e continuei trabalhando na padaria. Me identifiquei com o curso e hoje tento o empreendedorismo no Canadá, trabalhando com confeitaria, e me sinto realizado.

BMM - ASSIM QUE CONCLUIU O CURSO, JÁ COMEÇOU A TRABALHAR COMO CONFEITEIRO?

MELO - Quando terminei o curso de culinária aqui em Vancouver, uma chefe me incentivou a fazer um curso em Paris e eu fiquei com aquela ideia na minha cabeça. Então arrumei vários trabalhos de domingo a domingo, para juntar dinheiro e ir fazer esse curso na França, inclusive comecei a estudar francês também. Quando saí do Canadá para França foi uma quebra de paradigmas, pois já estava estabilizado aqui e lá a cultura é muito diferente. Na França estudei na primeira escola de Gastronomia francesa, Le Cordon Bleu. E naquele país tive o privilégio de trabalhar com chefes renomados,  bem como  tive a oportunidade de trabalhar em hotéis e até em palácios. Foi uma experiência maravilhosa, mas assim que concluí a graduação em gastronomia, depois de dois anos, retornei ao Canadá com um sentimento de realização por mais uma grande conquista.

BMM - COMO SE SENTE MORANDO EM VANCOUVER?

MELO - Vancouver pra mim é minha casa. Amo o Brasil, acho o país maravilhoso, mas infelizmente o sol não brilha pra todos. Aqui não importa se você é branco, preto, se você é pobre ou rico, islâmico ou católico, todos estão no mesmo nível. Que bom que estou aqui e que sou aceito nesse país que me deu oportunidades. Aqui você encontra tudo, sabores, cores, mas todos são iguais, ninguém é melhor do que ninguém. E eu espero contribuir muito pra esse país, gerar emprego, pois minha próxima meta é me tornar empresário aqui.

BMM - FALE SOBRE AS OPORTUNIDADES GASTRONÔMICAS NO CANADÁ

MELO - A parte gastronômica é muita rica aqui, mas não é fácil, são longas horas de trabalho. No entanto, se você é um profissional qualificado nunca vai te faltar trabalho.  Hoje em dia recebo muitas propostas de trabalho tentadoras, mas já posso optar entre o financeiro e a qualidade de vida, diferente de antigamente que não tinha tantas opções. Estou no momento na transição de deixar de ser empregado para ser empregador.  E futuramente quero passar pra frente tudo o que aprendi, porque é dividindo que a gente multiplica.   

BMM - COMO É SEU DIA A DIA COMO GRANDE CONFEITEIRO? 

MELO - Hoje eu me acordo às 4h da manha e faço tudo com muito carinho e dedicação. Se você não tiver amor, se não tiver paixão, você não fica, seja em gastronomia, seja em engenharia, seja em educação. Então acredito que estou no caminho certo. Eu brinco com a culinária francesa, com a culinária asiática e no final dá tudo certo.

BMM - VOCÊ SENTE SAUDADES DO BRASIL?

MELO - Sinto muita falta da minha família, dos amigos, sinto muita falta da minha infância simples, mas muito bem vivida, uma infância com muito amor e que me estruturou como pessoa humana, porque a infância é o alicerce. Sinto saudades também da alimentação do Nordeste, as frutas tropicais, mas essa saudade é natural e faz parte da vida. E sou muito grato por todas as oportunidades vividas, por ter comido o cuscuz no Nordeste  e por conhecer a alta gastronomia de Paris.

BMM - QUE CONSELHOS DARIA PARA QUEM DESEJA IR MORAR FORA DO BRASIL?

MELO -  Sempre fui muito curioso. A gente tem medo, mas não deve deixar que ele supere a  nossa coragem, temos que sair da zona de conforto. Já rodei muito esse mundo, fui pra França, trabalhei em Cingapura e passei por outros países. Hoje me considero um cidadão global. Mas todo o processo que passei de lá de trás até esse momento foram muitas histórias, muito trabalho e muita persistência. Nunca desisti, sempre acreditei, eu visualizei e ainda visualizo. Eu consegui, por que você não consegue? Se estou aqui é porque tentei, arrisquei. A gente tem que agarrar as oportunidades. Mas tem um detalhe, temos que ser humildes, ser humano, e eu nunca quero perder minha parte de humanidade.  


Siga o Instagram do Chef Melo @melopatisserie e confira o belo trabalho que o Chef leva para o mundo. 


You may also like

Nenhum comentário: