Em greve, funcionários dos Correios realizam ato na Praça do Derby

0 Comments

Ato chama atenção para a quebra do Acordo Coletivo de Trabalho, estopim para a greve deflagrada em agosto


Ato público dos Correios na Praça do Derby, área central do Recife - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Com greve deflagrada desde o dia 17 de agosto, funcionários dos Correios se concentraram, na manhã desta quinta-feira (10), na Praça do Derby, no Recife, para realizar um ato público com o intuito de chamar a atenção para a quebra do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que teria validade até 2021 e que originou a greve.

O Secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (Sintect-PE), Alisson Tenório, lembrou que, no período da tarde, às 15h, haverá uma audiência de conciliação entre os trabalhadores dos Correios e a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), marcada pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Kátia Arruda. "É importante estarmos atentos ao que acontece e em todas as decisões e reuniões. Muitos dos nosso direitos estão ameaçados, então, mais do nunca, é primordial que mostremos nossa unidade enquanto classe para que possamos ser mais fortes", afirmou Alisson.

Alisson destacou ainda que a suspensão do acordo pretende acabar com 70 das 79 cláusulas existentes no ACT. "Essa luta é acima de tudo contra a privatização da empresa, que é bastante lucrativa para os cofres públicos. Porém, com o sucateamento, fica fácil vender a imagem de uma empresa quebrada", pontuou.  De acordo com o Sintect-PE, a greve é nacional tem a adesão de mais de 80% dos funcionários.

O secretário-geral também informou que a assembleia dos funcionários votou para a continuidade da greve até a resolução do problema. "Antes, o general Floriano Peixoto disse que não haveria nenhum tipo de negociação. Após a pressão da greve, ele já recuou. Portanto, vamos continuar com o movimento para que nenhum dos nossos direitos sejam retirados", finalizou.

A Central sindical e popular esteve presente. De acordo com o órgão, é imprescindível que as demais centrais sindicais se aliem às trabalhadoras e trabalhadores dos Correios para que a luta seja fortalecida.

Após o ato, os funcionários presentes no ato caminharam até a frente o Hemope, onde realizaram uma campanha para doação de sangue. O grupo também tem realizado campanhas de arrecadação de alimentos, doação de álcool e máscaras para a população.

Por: Folha de Pernambuco.



You may also like

Nenhum comentário: