Programa PRODUZ.AI é apresentado no Parqtel

0 Comments

Primeira etapa do Programa de Aceleração de empresas será voltado para indústria de eletroeletrônicos e tecnologias afins



No Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), no Curado, órgão ligado à secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o secretário de CT&I, Lucas Ramos, recebeu o novo superintendente do Banco do Nordeste (BNB) em Pernambuco, Pedro Ermírio de Almeida, nesta quarta-feira (16), para uma apresentação sobre o funcionamento do órgão, e também apresentou o Programa PRODUZ.AI que, em breve, será lançado pela Secti junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). No primeiro momento, funcionará no Parqtel. Em seguida, será ampliado para outros setores produtivos. Na ocasião, também esteve presente o secretário estadual da SDEC, Bruno Schwambach, além do presidente da Associação de Empresas do Parqtel, Gilson de Miranda Freire, da presidente da Associação de Empresas Pernambuco-Paraíba, Margarete Bezerra Cavalcanti, e do presidente da ADDIPER, Roberto Abreu e Lima.

O Parqtel está alinhado à Estratégia de CT&I de Pernambuco e faz parte da integração dos ambientes de inovação. O órgão passou por um reposicionamento de requalificação física do Centro de Manufatura Avançada (CMA), laboratórios de Pesquisa e Inovação em Manufatura Avançada (LMA), Incubadora Parqtel de Projetos de Inovação Tecnológica (IMBARCATEL), Apoio à Implantação do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE e Legislação de suporte à instituição do PARQTEL, de acordo com o decreto nº 46.901.

“O Parqtel, juntamente com o Porto Digital, AD. Diper, Suape, MPPE, apoia programas de inovação, por meio da Secti. Atualmente, além de possuir um modelo inovador de suporte ao desenvolvimento de novos produtos e processos, o órgão é apoiado pela Facepe com a integração de profissionais técnicos nos incubados”, explicou Carmelo Bastos, que recentemente deixou o cargo de cientista chefe do Parqtel para assumir como Diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secti. Segundo ele, oito empresas estão instaladas no órgão. São elas: Compesa, Connecton, Salvus, Senfio, ETCbio, Idea, Neurobots, Cgti.

O Programa PRODUZ.AI terá como objetivo a aceleração de negócios industriais com uma estrutura integrada ao CMA. A ideia é que ele consiga gerar oportunidades de negócios e a produção e amadurecimento de novas tecnologias nas linhas de produção beneficiando os setores de metalmecânica, packing, geração de energia, eletrônica, construção civil e polímeros e filamentos. Os resultados serão reinvestidos em ações de modernização e operação no que se refere ao pessoal, manutenção e infraestrutura.

“É visível que o uso da infraestrutura compartilhada é ideal para o desenvolvimento das startups. E, para o desenvolvimento do Programa PRODUZ.AI, a ideia é fazer um segundo módulo, ou seja, um novo galpão dentro do Parqtel para que a gente possa oferecer uma infraestrutura para que as empresas possam se desenvolver com atratividade e novos equipamentos. Esse é o papel do Estado, fomentar a inovação em ambiente gerenciado pela Associação de Empresas do Parqtel, cuja receita servirá, em futuro próximo, para manter em ordem a Infraestrurura”, disse o secretário de CT&I, Lucas Ramos, ao destacar que essa receita pode ser gerada tanto na participação de uma venda ou arrendamento de área, quanto na locação de hora-máquina para prototipação, até mesmo em consultoria às empresas do setor produtivo.

Segundo ele, o modelo do Programa permitirá ao Governo do Estado buscar novos projetos de inovação. “Para isso, é nosso papel a articulação para oferecer condições e oportunidades para identificar a necessidade dos setores produtivos, e junto da Academia, a partir da produção científica, apresentar soluções inovadoras”, pontuou Lucas Ramos, ao destacar que o modelo de gestão do Parqtel pode ser reproduzido em todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco.

Parqtel – Ocupando uma área de 43 hectares em Recife, próximo a BR 232, ao TIP, as principais instituições de ciência e tecnologia (Cetene, UFPE, IFPE, Itep, Inmetro) e a BR 408, o Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas – Parqtel é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco com objetivo de concentrar inovação para catalisar relações entre os atores do Sistema Local de Inovação, conectando competências, fazendo parcerias com entidades globais e atraindo Centros de PD&I de empresas, e mantendo uma visão permanente das tendências futuras, a fim de contribuir para o incremento da competitividade do Estado nos setores a ele relacionado.







You may also like

Nenhum comentário: