A CIDADÃ DAS ÁGUAS, TELMA BRILHANTE, É HOMENAGEADA SENDO DESTAQUE LITERÁRIO DA CULTURA PERNAMBUCANA EM MÉRITO DE SUAS OBRAS

1 Comments

 


Telma Brilhante é nascida na cidade do Crato no interior do Ceará e reside atualmente na cidade do Recife desde o ano de 1966. Telma é Presidente da Academia de Letras do Brasil e faz parte das Artes do Nordeste e dos grupos literários Celina de Holanda e Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda.

Telma recebeu a justa homenagem de Destaque Literário da Cultura Pernambucana em prol de seus méritos alcançados com seus escritos memoráveis que são marcantes para toda a sociedade.

A escritora já escreveu diversos livros, dentre eles, “Contos de Chão, Aflição de Pássaro, Magia do Instante e Crepúsculo das coisas”.

No livro contos de chão podemos observar que os contos falam sobre as relações humanas, de sentimentos e emoções. De raízes numa cidade do interior. De tristezas e alegrias. De sonhos. De decepções. Enfim, da vida revelando-se em todos os momentos

Já o Aflição dos pássaros, numa linguagem simples os conflitos que normalmente se abatem sobre o ser humano são narrados em forma de contos, dentro da realidade que se mistura com a ficção. Os personagens se movem em encontros ou separações. Os problemas sociais também são denunciados de um modo objetivo, para que haja melhor compreensão do mundo e do comportamento dos seres.

Na mágica do instante a mesma escreve observando e extraindo dos momentos a matéria prima para as crônicas, a autora pinça situações e as descreve com simplicidade e emoção. Ás vezes utiliza-se do recurso da ironia para amenizar um pouco o impacto da narrativa. Ou do lirismo, em alguns instantes.

Em o crepúsculo das coisas os minicontos que iniciam o livro, telegráficos, condensam histórias que traçaram o destino dos homens. Com novos modelos de linguagem, são contos curtos que bem se justificam dentro de uma realidade contemporânea em que a pressa é a característica da época.




You may also like

Um comentário:

  1. Obrigada,Maluma. Ser Cidadã das Águas é um
    Troféu que recebo de vc, amiga. Amei.
    Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir