LULA, CULPADO OU INOCENTE?

0 Comments

Virginia Pignot -  Cronista e Psiquiatra.


Vamos tratar essa questão pela versão da imprensa progressista, da imprensa internacional, e pela  voz da defesa de Lula, para enriquecer o debate democrático. Essa versão dos fatos foi ocultada pela telenovela da Globo Lava Jato (da corrupção so do PT ), na qual o Departamento de Justiça americano atuou nos bastidores.

Junto com  a condenação do ex presidente na Lava Jato,  o Brasil deu uma grande reviravolta. O PIB caiu, o desemprego aumentou, o Brasil voltou ao mapa da fome. 

Agora o cenário muito bem montado do « Luladrao », esta desmoronando. Ministro do STF anulou recentemente as condenações de Lula na Lava Jato ; diálogos e áudios apreendidos com o hacker Walter Delgatti e periciados pela P.F. mostrando que a operação de combate à corrupção se corrompeu devem ter contribuído para esta anulação.

Quando o povo confiou no projeto da esquerda progressista o país progrediu. Se a inocência do seu maior lider for provada, facilitando a reconciliação dos democratas de direita e de esquerda será que o Brasil vai conseguir retomar a trilha da democracia com desenvolvimento e inclusão social ?

I O Direito de Defesa de Lula não foi respeitado

A defesa de Lula denuncia desde 2016 o fato que o Presidente Lula não estava tendo direito a um julgamento justo. Entre as irregularidades e ilegalidades apontadas, invasão do domicílio, condução coercitiva sem seguir o devido tramite legal, escutas e vazamentos de conversa da presidente da República, o que, nos EUA, leva à prisão o funcionário publico que ordenou o ato ilegal.

Pedidos da defesa de examinar documentos usados como prova nos autos pelo M.P. foram negados. Lula foi condenado, e agora, com o acesso liberado aos autos, se verifica por exemplo que planilha original da Odebrecht vinda da  Suiça, foi grosseiramente adulterada para condenar Lula no Brasil.

Existem provas da colaboração ilegal da Lava Jato com o Departament de Justiça americano. O princípio de colaboração da justiça entre dois ou mais paizes existe, mas deve seguir regras. Entre elas, o fato que tudo deve passar pelo Ministério da Justiça. Não foi o que aconteceu com a Lava Jato, que agiu à revelia, com o intuito de condenar Lula e de retirá-lo por vias ilegais do pleito eleitoral.

Atualmente, com a divulgação do material captado pelo hacker Walter Delgatti, diálogos entre Procuradores são revelados :

 « O que é isso ? » pergunta um procurador, e a resposta de outro procurador: « Nao existe em direito ; é o Codigo Penal do russo ». Moro inventava  ao seu bel prazer leis que não existem no Código Penal brasileiro, fazendo uso da justiça para fins de perseguição politica.

II O Papel da Imprensa Corporativa 

A imprensa contaminada pelos interesses da Casa Grande, e pelo poder econômico, esqueceu do seu papel de informação para se transformar num instrumento de caça às bruxas, como na Inquisiçao da Idade Média. Participou ativamente à gestação da crise politica, econômica e social que o pais atravessa, contribuiu à implantaçao do pacote de maldades que maltrata o emprego e o trabalhador, e que só beneficia bancos e grandes empresas.

Os argumentos da defesa foram calados pela imprensa corporativa.

Estudos (Manchetômetro, estudo de Professoras de Comunicaçao sobre o conteúdo do Jornal Nacional da Globo em um período determinado...) mostram que a imprensa abraçou a narrativa e a causa da Lava Jato. A Veja teve inúmeras capas acusando Lula, o J.N. mais de 200 horas de acusação, no período do estudo. No JN da Globo durante o relato acusatório, víamos um esgoto derramando dinheiro, o suposto dinheiro da corrupção do PT. Era a condenação por manchetes, tão necessária  ao sucesso da Operação, que o próprio Moro o afirmou em artigo.

Os jornais e manchetes nao questionavam as ilegalidades cometidas pela Lava Jato, (e já apontadas na época pelos ministros do STF Celso de Melo e Teori Zavascki), como praticamente não abriam espaço para o contraditório.

 Nos recursos apos as condenações, quando Lula é julgado fora da Lava Lato e sumariamente absolvido em vários processosos (da delação de Palloci, da denúncia de chefe de quadrilha do Power Point de Dallagnol, da denúncia envolvendo suposto favorecimento ao seu irmão…), o J.N. lembra durante alguns minutos da tese acusatória, mostrando ainda o esgoto que derrama dinheiro ao fundo e fala alguns segundos da absolvição.

III Fatores geopolíticos que contribuiram às condenações de Lula e como com a busca do hacker por Moro e pela CIA o tiro saiu pela culatra para a Lava Jato.

Os Estados Unidos estavam muito incomodados com o fato de empresas brasileiras estarem fazendo sombra às empresas americanas. Empresas de exportação de carne, de engenharia, projeto eletronuclear, nossa Embraer que vendia aviões para Europa…

No cenário geopolítico mundial, o sucesso obtido por Lula e pela diplomacia brasileira para um acordo de paz com o Irã, o sucesso do BRICS, com o projeto de escapar ao domínio do dólar como moeda de troca internacional, e finalmente a descoberta do pré-sal, vieram agitar os EUA, que têm tradição de fazer invasões e de dar golpes para manter seu domínio sobre riquezas minerais, energéticas, de outros paises, sobre o mercado...

O Departamento de Justiça americano cooptou nosso sistema de justiça, pagando cursos de formação a juízes e procuradores, dando ajuda logística, e participando ativamente ao enredo que levou à destituiçao de Dilma e à prisao de Lula. Existem provas desta colaboraçao ilegal, documentadas por wikileaks ou por vídeos de membros do Departamento de justiça americano comemorando a prisão de Lula e agradecendo a Moro pela colaboração por terem chegado a este resultado

Essa colaboração continuou apos o golpe de 2016. Quando o material raqueado (conversas e áudios entre juiz e procuradores da Lava Jato...), foi transmitido ao The Intercept, Moro, então ministro da justiça do governo Bolsonaro, foi pedir ajuda aos americanos. Foi a primeira vez que um ministro de governo pediu licença durante seis meses, e foi para os EUA.

Os americanos ajudaram a identificar o hacker Walter Delgatti, até entao protegido pelo segredo da fonte da informação jornalística. Moro e pessoas próximas a ele tentaram recuperar o material apreendido, mas o tiro saiu pela culatra. A versão da Lava Jato que o hacker teria agido criminalmente para ganhar dinheiro não se verificou na investigação da P.F.

Walter Delgatti não recebeu um tostão pelo material transmitido ao The Intercept. Ele tinha sido vítima de um julgamento abusivo, de um erro judiciario, e começou a buscar apreender material dos  seus acusadores, para provar sua inocência. Acabou apreendendo conversas dos membros da Lava Jato, e descobriu que alguém estava sendo como ele, vitima de um abuso. Era Lula. Ele não se interessava pela politica, nao era petista. Decidiu transmitir o material, sabendo do risco que corria. Fez isso em nome da justiça, da verdade. E o que a Lava Jato queria ocultar, acabou nas mãos da P.F., que periciou o material e verificou sua autenticidade.

O Supremo autorizou o acesso do material apreendido à defesa do Lula. A divulgação desse material  trouxe à luz do dia a torpidez dos membros da Lava Jato.

Exemplo de uma conversa entre procuradores/as : « Dona Marisa devia morrer numa Colônia Penal, ela só sabe mesmo é plantar legumes na horta do sitio ».

As ilegalidades cometidas por membros da Lava Jato, estão sendo, finalmente, divulgadas, e poderão ser julgadas.

IV Prejuízos causados ao Brasil pela quebra da democracia e pelo golpe

Com erros e acertos, os governos que se alternavam no poder desde a queda do golpe militar vinham tentando se manter na trilha da democracia. Isso mudou em 2014. Aécio e o PMDB não aceitaram a derrota contra Dilma. Aécio declarou guerra publicamente dizendo que iriam parar o país e derrubar Dilma.

Em 2015,o bandido Cunha bloqueou a governabilidade com as pautas bombas, e desde então o Brasil vem só recuando. O Estado está cortando gastos públicos, reduziu leitos no SUS, não faz compra de estoque reguladoros, o que produz aumento de preço de alimentos... Leis trabalhistas aprovadas desde Getulio Vargas, para oferecer proteção social, direito à saúde e aposentadoria aos trabalhadores foram atacadas, com ajuda da atuação da mídia empresarial e antidemocrática. A prisão de Lula impediu sua participação às eleições de 2018, e contribuiu à eleição de Bolsonaro. Antes disto o governo do golpista Temer, aprovou o infame teto dos gastos. Desviam recursos da Saúde, do SUS, de programas sociais, de investimentos em infraestrutura, para pagar uma dívida duvidosa aos bancos. Vendem empresas públicas lucrativas e essenciais à soberania nacional.

A péssima gestão da pandemia pelo governo Bolsonaro se associa a uma péssima gestão dos bens públicos. A BR Distribuidora super lucrativa, foi vendida criminalmente à preço de banana. A fábrica de fertizantes do Paraná, fechada pelo governo Bolsonaro, poderia, com adaptações mínimas, estar fabricando oxigênio...

. O faturamento da Petrobras entre 2002 e 2014 foi de 2,6 trilhões de R. O dinheiro da corrupção da Petrobras no mesmo período foi 6 bilhões de R. O dinheiro da corrupção corresponde à 0,5 por cento do faturamento da Petrobras neste período. Um ex presidente da Petrobras, Gabrielli, entrevistado pela Carta Capital nota que o valor da corrupção nem arranhava a Petrobras, face à grandeza e excelência da Empresa que chegou a ser então a quarta empresa de energia do mundo. Mas a condução da Lava Jato no processo, com a falsa informação transmitida de que se trataria do maior escândalo de corrupção do país, ou até do planeta, e com a colaboração ilegal com agentes estrangeiros, prejudicou sim a imagem, e a estratégia politica da empresa. Com o carnaval da corrupção só do PT montado pela Lava Jato, assim que Dilma caiu, Serra, outro traidor, então ministro de Temer, de « rabo preso », porque seu nome aparecia em investigação anticorrupção anterior à Lava jato, em conta bancaria americana suspeita, quebrou a lei da partilha, rendendo grande serviço aos americanos que estavam de « olho grande » no nosso pré-sal.

Assim, o nosso « passaporte para o futuro » está sendo vendido ou desmontado. Com a lei da partilha parte do dinheiro ganho com a exploração, refinamento, exportação do petróleo, fábrica de fertilizantes, etc, seria reservado para a educação, saúde.

Outros prejuízos da Lava Jato foram a quebra da nossa indústria de construção, da nossa engenharia nacional. Em vez de punir e multar os responsáveis pelos desvios e deixar a empresa funcionar, como se faz mundo afora, aqui interditaram a empresa, destruíram milhões de empregos. E agora, quando se quer construir uma pontezinha no Brasil, faz-se um processo

de licitação, e la vem uma empresa americana, chinesa, com seu material, e seus empregados construir aqui.

A Lava Jato e o juiz Moro tiveram um papel nefasto no cenário politico nacional. Alimentando o ódio à politica, com a ajuda de políticos (alguns deles corruptos), e com a cumplicidade da imprensa, alimentaram o ovo da serpente do fascismo, e o Brasil elegeu Bolsonaro como mito, o mito da política da morte, infelizmente.

V O desastre Bolsonaro e o que muda com a volta de Lula ao cenário politico brasileiro ?

Os que gostam de Lula e Dilma, e que nunca acreditaram no circo armado pela Lava Jato e pela mídia, dizem que governos petistas foram culpados de seus acertos, ao associar desenvolvimento econômico com politica de inclusão social. A Casa Grande reluta (ou relincha) a perder seus privilégios.

Infelizmente Lula não tem a varinha mágica para fazer desaparecer a pandemia e seus efeitos mortíferos multiplicados pela péssima gestão da crise sanitária pelo governo atual. Mesmo quando havia uma medida certa (auxilio emergencial), Bolsonaro fez da maneira errada : em vez de dizer, fiquem em casa, dizia vão para a rua, por exemplo. Outro exemplo de ação catastrófica do governo na pandemia foi a substituição de vários funcionários do Ministério da Saúde, que ocupavam cargo há duas ou tres décadas e tinham competência na área, por militares de outros setores, que não conheciam nem o funcionamento do SUS, como o próprio ex ministro Pazuello.

O que volta com Lula, talvez seja a perspectiva de uma esperança no futuro, diz Mino Carta em Editorial da revista Carta Capital, .

No seu discurso no ABC em 11-3-21 Lula lembra que em 2020 Bolsonaro recusou a proposta de venda de vacinas da Pfeiser, e que no seu governo, 80 milhoes de pessoas foram vacinadas em tres meses contra a gripe H1N1, « a gente tem um sistema de saúde que sabe fazer isso. » 

Lula pontua que não estamos no tempo de um debate eleitoral ; « Primeiro temos que enfrentar 2021 :Vacinas, emprego, renda emergencial ... » Lula tenta ajudar e faz proposições, desde o início da pandemia um ano atrás: « Bolsonaro tinha que montar comissões de ação e planejamento para gestão da crise sanitária, com ministro da saúde, ministro da economia, representantes do SUS, do Butantã e Fio Cruz, governadores, de um lado, e do outro lado, governadores, prefeitos, secretários da saúde, agentes de saúde...fazer boletins regularmente para informar e orientar a população… »

VI Imprensa Internacional e conclusão com a sabedoria da cultura popular

A imprensa internacional deu uma grande repercussão à anulação das condenações de Lula na Lava Jato. O jornal ingles The Guardian prevê que em 2022 pode haver uma disputa aqui semelhante à de Joe Biden com Donald Trump nos EUA. Se isso realmente acontecer, Lula vai protagonizar « um retorno sensacional », diz o jornal.

Em relação à operação que o condenou, o jornal The New York Times diz que « A Lava Jato se vendia como a maior operação anticorrupçao do mundo, mas se revelou o maior escândalo judicial da história brasileira»; é a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar, diz a nossa cultura popular.

 

Por:Virginia Pignot - É Pedopsiquiatra em Toulouse, França ; 

Se apaixonou por política e pelo jornalismo nos últimos anos. 




You may also like

Nenhum comentário: