UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA LIONESS CLUBE DE CARUARU

0 Comments

 

 Malude Maciel - Membro da ACACCIL – Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.

Em cinco de junho de 1986, Marco Antônio Maciel Santos, meu marido, assumia a presidência do Lions Clube de Caruaru pela primeira vez e, embora o clube fosse próprio do Leão, eu, como domadora, recebia incumbências referentes ao cargo, presidindo a ala feminina com suas respectivas tarefas.

Desde logo, partimos com o maior desejo de ver as coisas funcionando e tínhamos, ambos, metas firmes a realizar. Marco visava a construção da nossa Sede/Creche como prioridade de seu mandato, ao que tinha todo o meu apoio, no entanto, iniciei a tentativa de ter um nível de maior participação das domadoras em geral

Mantivemos funcionando o Leo-mirim com reuniões assíduas e com a presença de numerosos sócios e seus filhotes.Contamos com o interesse e disposição de Marquinho, nosso primogênito, na presidência e até conseguimos formar um time de futebol tendo como técnico o capitão e CL José Luiz e isso era motivo de alegria e lazer para a turminha que também cumpria seus afazeres no Clube. A ajuda das DMs foi fundamental para essas realizações.

O Clube de Mães funcionou a contento em nossos mandatos, tendo duas professoras de artes (voluntárias) com aulas três vezes por semana.Tanto que, na Feira do Verde (outro evento anual do Lions Caruaru) podemos apresentar os produtos do nosso nobre trabalho. Desenvolvemos também uma Horta Comunitária no Bairro João Mota.

Apesar de todas estas atividades, além das reuniões ordinárias e festivas e das campanhas em benefício da construção da sede/creche que era prioridade, havia um sonho no ar: queria dar um passo além e fundar um Lioness Clube em nossa cidade.

À primeira vista a idéia parecia impossível mas, a luta apenas começava. A idéia foi levada à Reunião de Diretoria e aprovada pelos CLs.  e daí foi uma longa comunicação com os Governadores Paulo Lima e Mary Lucy, e também toda orientação da presidente do Lioness Recife, Companheira Nilsa Santos. O assunto era ventilado em todas as reuniões de domadoras e muitas me apoiaram bastante em selecionar, convidar, reunir e explicar a filosofia do Lioness ainda praticamente desconhecido. Sem nossa sede ( sendo ainda construída), reuníamos na antiga CSM, por colaboração especial dos CLs José Luiz e DM Fátima Gomes.

O nome de Mariana Almeida Barbosa Carrera Antas jamais poderá ser esquecido na História de Lioness Clube de Caruaru pois, atendeu nosso chamado, aderiu ao movimento e tornou-se a primeira presidente com muito dinamismo.

Enfim, começamos a preparar a festa na sede social do BNB (por gentileza do saudoso CL Luiz Duarte e sua DM Ivete). As domadoras: Gesilda Almeida, Marinalva Cavalcanti e Graça Borba capricharam na decoração e foi uma das mais bonitas festas já vistas no clube padrinho. Chegara o grande dia: 24 de março de 1987.

Minha felicidade era incontida e choramos de alegria pelo nascimento daquele valoroso rebento. Era algo maravilhoso que acontecia, depois de tanto esforço e dedicação em prol de uma grande causa do interessa da comunidade. Entre os convidados estava a CL Nilsa Santos, de Recife, para coroar de êxito a cerimônia de posse das seguintes Lionesses, sócias fundadoras: Mariana A.B. Carrera Antas, Sophia Maria de Frias, Yramaia Tharcila de Abreu Costa, Isabel Sousa Nascimento, Vânia Maria de Andrade, Maria do Carmo Rosal, Maria do Carmo Meira, Maria Gleide Ferreira, Guldete Menezes, Joanita de Lira Luna, Maria do Carmelo Florêncio Torres, Heloísa Sampaio e Rosalee Coelho Neto. (Posteriormente assumiram cargos de sócias as seguintes Companheiras: Marlene Clemente Torres,Maria do Socorro Anselmo, Erenice Costa Lisboa, Célia Matoso de Assis, Ana Cristina Matoso de Assis, Dulcina Maria Alves Limeira, Dulce Garrido de Carvalho, Nelita Guedes Lins, Maria de Lourdes Sousa Maciel, Maria Mércia de Sales, Ivonete Olga de Melo,  Rosyanny Gomes Andrade França, Irene Ferreira da Silva, Maria de Lourdes Barros,  Maria José Simões, Maria Inês Borba, Maria Stella de Vasconcelos, Maria de Lourdes Andrade Troeira, Maria das Graças Monteiro Borba, Ciomar Leandro F. de Souza, Maria José Moura,Maria do Socorro Souza, Eunice Maciel, Arlene Vieira, Ana Maria Pontual, Luzinete Alves da Cunha Melo, Conceição Patriota, Mariluce Florêncio e Marluce Florêncio. Nem todas permanecem no Clube.)

Não esquecerei  jamais daquele momento solene do juramento com cada nova sócia: “Esta chama leonística, você deve cuidar para manter acesa no decorrer de toda a sua vida”.

O Certificado de Organização foi expedido pelo Lions Internacional e chegou em nossas mãos em 29 de abril de 1987, tendo o Lions Clube de Caruaru como padrinho e a Dm Maria de Lourdes Sousa Maciel (Malude) como madrinha. O primeiro Leão intermediário (aquele Leão que faz elo entre os dois clubes: Lions e Lioness) foi o Cl José Almeida, que desde os trabalhos preparatórios esteve ao nosso lado dando total apoio.Depois o CL José Luiz também foi Leão Intermadiário, sendo atualmente o CL Dorgival Melo. O Presidente do Lions era o CL Marco Antonio Maciel Santos que posteriormente atuou como Leão Intermediários por várias gestões. Os leões intermediários que serviram ao Lioness pela ordem, foram os seguintes: 1987/88 – José Almeida; 1988 a 91 – Marco Antonio Maciel Santos; 1991/92 – Miguel Silveira Duarte; de 1992 a 94, Severino Rodrigues de Moura; de 1994 a 99, Marco Antonio Maciel Santos e, de 1999 até a presente data, Dorgival Francisco de Melo.)

As Companheiras que chegaram à Presidências foram: 1º - Mariana Barbosa de Almeida Carrera Antas que se afastou por motivo de doença, assumindo a Vice, Sofia Maria de Frias; de 1988/90 – Maria do Carmelo Florêncio Torres; de 90/91, Maria do Carmo Rosal, de 91 /92 – Maria de Lourdes S.Maciel; 92/93- Maria do Carmo Rosal; 93/94 – Dulcina Maria Limeira;94/95 – Irene Ferreira; de 95/97 – Dulce Garrido de Carvalho; 97/98- Maria de Lourdes S. Maciel; 98/99 – Maria de Lourdes Barros; 99/2000- Dulcina Limeira; 2000/01 – Maria de Lourdes Barros; 2001/02- Arlene Vieira; 2002/04 – Maria do Socorro Souza; 2004/06 – Luzinete A.C.Melo e 2006/07 – Maria de Lourdes Andrade Troeira.

Neste dia vinte e cinco próximo passado o Lions Clube de Caruaru por seu Presidente, João Vicente e sua DM Hélia, prestou uma homenagem ao Lioness pelos vinte anos de permanência e trabalhos voluntários prestados às comunidades carentes. ( damos permanente assistência à Creche Tia Malude/Lions; Projeto Viver e Vicentinos) É com grande orgulho e satisfação que hoje colhemos os benéficos frutos que com amor têm sido desenvolvidos em nosso meio.

Por: Malude Maciel - Membro da ACACCIL – Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.



You may also like

Nenhum comentário: