MAGNO, O CANTADOR DAS NOTÍCIAS

1 Comments
José Nivaldo Junior.


Não é a toa que Magno Martins, sertanejo, cidadão  de vários municípios, inclusive Surubim, faz sucesso nacional. O seu blog alcança a fantástica marca dos 15 milhões de acessos. Mantém um programa de sucesso, na Rede Nordeste de Rádio com mais de 40 emissoras retransmitido o Frente a Frente, inclusive a querida Rádio Integração.  Quem gosta de política ouve o Frente a Frente. Juntos, empreendemos o primeiro, e  único até onde sei,   jornal do mundo elaborado para leitura em smartphone e distribuído através de redes de conversa como WhatsApp e Telegram. Um pioneiro nato.

O DEDILHAR  DA VIOLA

SMagno (falou, tá falado),  espírito poético, é um  herdeiro direto dos talentos mágicos dos cantadores do seu Pajeú. Antes da chegada da imprensa, os cantadores eram os repórteres e os locutores, redigindo os fatos em inspiradas estrofes, a maioria de improviso. Magno, até onde sei, nunca usou a viola como instrumento de trabalho. Mas usou a vida inteira a curiosidade inata aos cantadores. A formatação das notícias para chegarem ao maior número possível de pessoas. E a poesia que consegue imprimir aos mais áridos temas.

Magno não foi embalado no berço por páginas de jornais. Mas bem que poderia ter sido.  Não pelas páginas em si mas pelas notícias que elas contém. 

INFORMAR  EXIGE CORAGEM 

O compromisso essencial de Magno é com a informação. Com a apuração do fato. E nisso ele é insuperável.  Recebe notícias em primeira mão porque se posiciona para tal. Como sabe se deslocar no ritmo da informação, recebe a notícia em primeiro lugar. A notícia procura Magno como a bola procura os  craques. Com a bola no pé, o jogador pode jogar de lado, lançar ou arrematar em gol. Magno é artilheiro porque não tem medo de finalizar. Informar também é tarefa para quem nao tem medo.

UM PASSO À FRENTE

Magno tem a ousadia dos grandes inovadores. Pressentiu a crise da imprensa impressa. Passou também  para o blog e para o rádio. O velho rádio, se tornou novinho em suas mãos e com sua voz. Nas ondas do rádio, para ouvintes que se contam aos milhões.

Topou compartilhar comigo o desafio de botar para moer o primeiro  jornal formatado para leitura em smartphone e distribuição via plataformas de conversas, como foi dito acima.  O PODER,  é o título da publicação. Que segue em frente, se consolidando a cada dia, como as águas do Riacho do Navio correm para o mar.

VALENTE NÃO  PRECISA SER BRABO

Magno é valente como poucos, embora não demonstre isso. Pelo contrário. É manso na convivência e fino no trato. Coragem é atributo de poucos. A informação incomoda alguns é frequentemente provoca reações. 

Magno enfrenta as incompreensões com a sabedoria das plantas sertanejas, que não se preocupam por perderem as folhas porque elas voltarão quando a estiagem passar. É bom pai, bom filho, bom amigo, excelente profissional. Um martelo agalopado, inspirado, bem metrificado e rico em rima.

Um jornalista poeta. Ou um poeta jornalista, como queiram.


Por: José Nivaldo Junior - Publicitário. Historiador. 

Da Academia Pernambucana de Letras.  

Autor do best-seller internacional “Maquiavel, o Poder”. 




You may also like

Um comentário: