AMCLAM REALIZA SESSÃO MAGNA DA SAUDADE

0 Comments

 


Aos poucos e de forma gradativa, a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, retoma as atividades acadêmicas presenciais. A igreja católica São Luís Rei de França no bairro do Calhau em São Luís, capital do Estado do Maranhão, cumprindo os protocolos relacionados à pandemia do Covid-19, reuniu parte dos seus Acadêmicos, familiares e amigos para a Sessão Magna da Saudade em memória dos Acadêmicos falecidos: Pedro Ivo Carvalho Viana (04/06/2020), Fuad Alexandre Amate (30/12/2020) e Gilmar Vale Frazão (15/07/2021).

A solenidade iniciou com a entrada dos Acadêmicos e suas esposas, seguindo-se da entrada do Pavilhão Nacional, Bandeira do Estado do Maranhão e Estandarte da AMCLAM, conduzidos por cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias.

Executado o hino nacional pela Banda de Música da Polícia Militar, o presidente da AMCLAM, Acadêmico Carlos Furtado saudou os presentes, sendo os panegíricos em memória dos Acadêmicos falecidos, realizados pelos Acadêmicos Padre Meireles e Pastor Evangélico Veloso. Os representantes dos familiares enlutados utilizaram da palavra, onde a Senhora Fernanda Viana (filha de Pedro Ivo in memoriam), Dr. Joaquim Ribeiro Melo (genro de Fuad in memoriam) e Sra. Maria de Jesus Batalha Corrêa (cunhada de Frazão in memoriam), aludiram considerações sobre as vidas, obras e das alegrias que sentiam os Acadêmicos em pertencer a Casa do Brigadeiro Falcão.

As senhoras Conceição e Fernanda Viana (viúva e filha de Pedro Ivo), Raimunda Nonata Nascimento da Costa e Maria da Saúde do Nascimento Melo (irmãs de Fuad) e Alzira Rosa Batalha Frazão (viúva de Frazão) receberam respectivamente das mãos dos Acadêmicos Jesus (Vice Presidente), Clésio (Presidente do Conselho Fiscal) e Raimundo Marques (Decano e integrante do Conselho Consultivo), convidados pelo Presidente, recordações dos Acadêmicos in memoriam, auto retratos emoldurados pintados pelo Acadêmico Lobato (artista) e fotos personalizadas com o brasão da AMCLAM, em azulejo colonial.

Ao aproximar-se do final da Sessão Solene, o Presidente Carlos Furtado em suas considerações retratou: _Após a passagem para o Reino Celestial de Pedro Ivo (01 ano, 02 meses e 24 dias), Fuad (07 meses e 28 dias) e Frazão (01 mês e 13 dias), as saudades continuam a fazer morada em nossos corações. Eles fizeram história e certamente em outro plano, continuam fazendo o bem, como aqui fizeram. Possuidores de atributos que lhes engrandeciam as almas, doavam-se em favor daqueles que os procuravam, cada um de uma forma peculiar. Homens contritos com o Criador do Universo, amavam o que faziam e o faziam muito bem, eram artistas naturais e agora representam muito bem este Sodalício no Reino Celestial, após o fazerem, com excelência aqui na terra. Em seus dicionários não haviam dificuldades, ao serem consultados, apresentavam soluções. Portanto, nós ficamos mais pobres, mais carentes, mais desamparados, pois eles eram tão importantes que nós só fomos nos dar conta, após as suas partidas. As suas produções, oriundas de suas mentes brilhantes se perpetuarão pela eternidade. Não se ouvirá mais voz do poeta Pedro Ivo em suas declamações que faziam nossos olhos marejarem de emoções; eles continuaram a marejar, mas somente de saudades. As preces de Fuad Alexandre Amate, fervoroso crente na Virgem Maria, pedindo proteção por todos nós, continuarão a ser sentidas através das vibrações positivas, nos impulsionando a sermos mais dignos da misericórdia de Deus. A beleza da arte de Frazão continuará pujante, toda as vezes que vislumbramos o nosso estandarte, as nossas carteiras de identificação, nossos colares acadêmicos e nossos diplomas, sentiremos a sua presença, porque essa era a sua habilidade inigualável. Por tudo isso é que solicito ao músico da nossa querida Banda de Música Maestro João Carlos Dias Nazareth da nossa tão querida Polícia Militar do Maranhão que entoe o toque de silêncio, finalizando a nossa homenagem à esses grandes e inesquecíveis seres humanos que passaram por nossa vidas como cometas, deixando o brilho de suas marcas que jamais serão apagadas. Declaro vagas as cadeiras nº 12, 14 e 17 da AMCLAM.

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares - AMCLAM, é um sodalício cultural, cujos membros integrantes fazem parte da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e personalidades maranhenses que com estas instituições, possuem laços fraternos de amizade, todos possuidores de habilidades nas ciências sociais, letras e artes e que foi criada em 31/05/2018, objetivando: I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a ciência, letras e artes em todos os níveis; II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras científicas, literárias e artísticas; III – Desenvolver o viés artístico em todos os gêneros; IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; V – Defender e perpetua









You may also like

Nenhum comentário: