Polícia Civil terá reforço de 60 novos delegados até o final deste ano

0 Comments

Aula inaugural do curso de formação ocorreu nesta segunda-feira (2) e contou com a participação do governador Paulo Câmara

Governador participou da aula inaugural do curso - Foto: Douglas Fagner/SEI


Começaram, nesta segunda-feira (2), as atividades para 60 alunos do Curso de Formação de Delegados da Polícia Civil de Pernambuco. De acordo com a corporação, a previsão de conclusão é para o final de 2021.

Nos próximos meses, os candidatos terão 732 horas-aula no Campus de Ensino Recife, da Academia Integrada de Defesa Social (Acides). Os alunos foram distribuídos em seis turmas.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, participu da aula inaugural por videoconferência.

“Estamos reafirmando nosso compromisso com a segurança pública, fortalecendo o Pacto Pela Vida, que tem ajudado Pernambuco a enfrentar momentos difíceis. Com essas formações, temos o objetivo de fazer com que todas as delegacias estejam cada vez mais fortalecidas e supridas, para que possamos atender bem a população pernambucana”, destacou o chefe do Executivo estadual.

Para o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire, Pernambuco tem um cenário de redução contínua dos homicídios em 2021, mas é preciso aprofundar as investigações, dar mais celeridade aos inquéritos e ampliar a resolução de crimes de toda natureza, com definição de autoria.

“Essas são metas do Pacto pela Vida, e é por meio dos recursos humanos, como essa nova turma de delegados, que conseguimos executar esse planejamento”, afirmou o secretário.

Em 2018, a corporação formou 140 delegados. Além dos 60 concluintes do curso iniciado nesta segunda-feira, haverá, segundo o Governo de Pernambuco, a convocação de mais 40 aprovados no mesmo concurso.

Segundo o chefe de Polícia Civil, o delegado Nehemias Falcão, o novo efetivo ampliará as Operações de Repressão Qualificada (ORQs).

“Estamos fazendo um estudo técnico para lotar esses futuros delegados em alguns territórios mais aquecidos, com maior dificuldade de reduzir a criminalidade na mesma proporção alcançada pelo Estado como um todo”, reforçou.

No mês de julho, começaram as atividades das turmas de formação de 80 oficiais – sendo 60 para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e 20 para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) – e a de 750 praças para a PMPE e 100 para o CBMPE.

Para a terça-feira (3), está programada a aula inaugural do curso que vai formar 50 novos médicos legistas e 45 auxiliares de perito da Polícia Científica de Pernambuco.

Desde 2015, segundo o governo, foram formados e incorporados 6.798 profissionais à segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares.

Também participaram da cerimônia desta segunda-feira a vice-governadora Luciana Santos; os secretários Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Ana Elisa Gadelha (Mulher) e Rinaldo Souza (executivo de Defesa Social); além do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; a desembargadora do TJPE, Daisy Maria de Andrade; o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Luís Sávio Loureiro; e o defensor público-geral, José Fabrício Silva de Lima.

Por: Folha de Pernambuco.



You may also like

Nenhum comentário: