A ACADEMIA DE LETRAS E MÚSICA DO BRASIL-ALMUB PROMOVE CULTURA E FOMENTA A INTELECTUALIDADE

0 Comments

 


A Academia de Letras de Música do Brasil-ALMUB, comemorou, no último 23 de outubro, 45 anos de existência com uma festa de gala bastante prestigiada e que recebeu inúmeros elogios por parte de todos que se fizeram presentes e também dos que acompanharam a transmissão virtual.

Presidida pela escritora Meireluce Fernandes, a instituição vem contribuindo fortemente com a promoção da cultura brasiliense, brasileira e com viés internacional. A Academia é parte da história de Brasília e continua trabalhando para promover a Literatura e a Música produzidas por artistas brasileiros em todo o território nacional e também em outros países.

Durante o evento, a Presidente enfatizou a grande importância da acadêmica Dyandreia Portugal como ponte de intercâmbio cultural. “Nossa gratidão à nossa parceria com a Rede Sem Fronteiras @redesemfronteiras que está mostrando a ALMUB para os 4 cantos do mundo”. Meireluce tem se empenhado em divulgar a produção cultural brasileira para estrangeiros, no que tem obtido sucesso e reconhecimento.

No dia 10 de julho, ocorreu um Recital de Posse, realizado no Instituto Fernando Calixto, com a inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes da Academia de Letras e Música do Brasil-ALMUB, idealizada e concretizada pela atual Presidente, Meireluce Fernandes, com o apoio da Diretoria, em especial, de Vânia Gomes, Secretária-geral e Nilva Souza, Diretora de Imprensa.

Na oportunidade, a Presidente agradeceu, enfaticamente, aos familiares e amigos de todos os ex-presidentes que contribuíram, inclusive, com o envio de algumas fotos.

A referida Galeria remete à memória dos ex-presidentes do Sodalício, homens e mulheres, que doaram seus conhecimentos, tempo e dedicação, deixando-nos seus preciosos legados, se tornando os “magistri vitae” da instituição. São eles: Arlette Pereira da Costa (nossa fundadora), Newton Rossi, Claudio Santoro, Victor Tannuri, Alfredo Moacyr Uchoa, Jonatra Macedo, Neusa França, Palmerinda Donato, Gustavo Dourado, Vadim Arsky, Plínio Mósca, Nazareth Tunholi, Jaci Toffano, Sebastião Theodoro Gomes e Basilina Pereira.

Meireluce agradeceu, também, a outros ilustres acadêmicos, que passaram pela ALMUB e construíram o patrimônio sociocultural da Academia e que, sem dúvida, elevaram o ideal da saudosa fundadora Arlette Pereira da Costa. “Continuaremos lutando pela imortalidade dos nossos acadêmicos, fazendo jus e projetando o sustentáculo de sua arte, inspirando sucessivas gerações”.

Desde 2019, a cada mês, o Grupo de Leitura da ALMUB debruça-se sobre uma obra de grande relevância. Neste ano de 2021, um dos destaque foi “Doze contos peregrinos”, de Gabriel Garcia Marquez, que teve indicação da almubiana Norma Bezerra. Nesta primorosa obra, o autor presenteia os leitores com doze contos extraordinários.

História

A AMULB foi fundada em 23 de outubro de 1976, em Brasília, pela escritora Arlette Pereira da Costa (in memoriam). Tem por patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, a quem é reservada a Cadeira nº 1, “ad aeternum”, a única que não pode ter outro ocupante.

A Academia tem por finalidade promover, fomentar e divulgar a Cultura, no âmbito das Letras e da Música, nas esferas intelectuais do País.

Arlette Pereira da Costa idealizou esta instituição certa de estar trabalhando pela cultura da capital do País e de que estaria plantando a semente que, hoje, representa cada um dos membros efetivos desta Academia, cujos pilares são a Música e a Literatura.

Pela instituição já passaram expressivos nomes de nossa cultura, que partiram para o alto, deixando exemplos de dedicação e amor à causa que abraçaram com determinação e coragem. Além da Fundadora, Arlette Pereira da Costa, citamos Newton Rossi, Alfredo Uchôa, Stella Rodopoulos, Maria de Lourdes Lucena, Jonatra Macedo, Silvio Barbato, Maria de Lourdes Reis, Neusa França, Leon Szklarowsky, Henriques do Cerro Azul, Áureo Mello, Rômulo Marinho, Palmerinda Donato, Jáson Frutuoso, Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira, Nestor Kirjner, Antônio de Pádua Guerra Vicente, e muitos outros.

A ALMUB nasceu com a força das grandes letras e a cadência das eloquentes notas musicais. Continua atuante, marcando presença nos meios culturais e atenta aos movimentos de atualização de seus documentos e normas, com a determinação de quem chegou ao século 21 revigorada pelo talento de seus membros efetivos.

Ao longo de sua existência tem desenvolvido atividades culturais a exemplo do Concurso Joias da Poesia (1976), I Seminário de Evolução da Música Brasileira (1978), Concurso Nacional de Poesias (1981), I CIMEB – Concurso Internacional de Intérpretes da Música Erudita Brasileira (1984), Lançamento da I Antologia da Almub, “Versos & Prosa” (2005), coordenada e organizada por Meireluce Fernandes. Lançamento do Livro “Um Hino de Amor a Brasília”, com a vida e a obra de Neusa França (2010), Apoio ao XI Encontro Internacional de Escritoras - EIDE, em Brasília (2014), Lançamento da Coletânea Palavras que Tocam, publicação lançada sob a coordenação de Basilina Pereira e Meireluce Fernandes, Lançamento da Coletânea “Um novo Olhar”, em 23 de outubro de 2019, sob a coordenação de Lolô Fonseca e Meireluce Fernandes da Silva. Recentemente ocorreu o lançamento da Coletânea Lembranças de um Tempo que parou, organizada e coordenada por Meireluce Fernandes e Margarida Drumond de Assis, a qual tive a honra de ser coautora. Parabenizo a Confreira e Presidente da ALMUB Meireluce Fernandes pela competência em tudo que realiza.



















You may also like

Nenhum comentário: