PERNAMBUCO IMORTAL E O NOVO IMORTAL DE PERNAMBUCO

0 Comments


Terra da Gente é um nome inspirado. Tem um toque poético e telurico que permite a articulistas e leitores soltar a imaginação e exercitar a empatia.

Convida para registros simbólicos, debates instigantes sobre raízes, traços culturais, conflitos da existência.  E comemorações.

É hora de Pernambuco brindar. A eleição de José Paulo Cavalcanti Filho para a Academia Brasileira de Letras, ocupando pernambucanamente a vaga que pertenceu a Marco Maciel, provocou uma mobilização e uma torcida como há muito não se via. Aliás, como provavelmente nunca se viu.

POR QUE ISSO

Nem precisa dizer que o título de imortal é simbólico. Significa o reconhecimento em vida que a pessoa homenageada produziu uma obra cujos registros vão sobreviver à própria existência. Quem dera que imortal fosse imorrível.  Eleição para a Academia Brasileira de Letras é tão distante da maioria das pessoas como a escolha para o Prêmio Nobel de física. Mas dessa vez, foi diferente.

UM IMORTAL ENTRE NÓS

Primeiro, coisa que não acontecia desde Ariano Suassuna, o mais pernambucano dos paraíbanos, o novo imortal da ABL circula intensamente no Estado. Não apenas mora no Recife como distribui seu notório saber jurídico e humanista através de frequentes participações em programas de rádio, artigos e entrevistas nos mais diversos meios de comunicação. É quase parte do dia-a-dia.  Vamos fazer justiça a Marcos Vinícius Vilaça, que é acadêmico desde 1985, já com 26 anos de imortalidade, portanto. Até o início da pandemia, ele também nunca se afastou de Pernambuco. Morou no Recife, muitos anos. Manteve sua casa e depois apartamento na capital. Sempre participou de atividades culturais na APL e em outras instituições. Eu mesmo, compus há alguns anos, coincidentemente junto com José Paulo, uma homenagem a ele no Centro Cultural que leva seu nome, em Limoeiro. Marcos, como se sabe, nasceu em Nazaré da Mata e passou a infância e juventude na "Princesa do Capibaribe", onde inclusive conheceu Maria do Carmo, a mulher da sua vida. Mesmo desenvolvendo atividades profissionais no Sul, sua ligação permanente com Pernambuco é inquestionável.

OLHA ELE ALI

Com Zé Paulinho, como os amigos tratam o novo acadêmico nacional, essa vivência tem um toque a mais.  Apesar do sucesso que alcançou no País é no Exteriir, sempre morou no Recife. Basta ligar o rádio, principalmente na Rádio Jornal e na CBN e se ouve sua voz opinando, polemizando, compartilhando conhecimentos.

A campanha de José Paulo foi feita em semi-sigilo. Com cautela, trabalho, empenho, charutos e caldo de galinha. Ela pedia aos amigos, principalmente da imprensa, para não alardear o andamento da campanha, o terreno desse tipo de eleição é melindrosa e minado. Qualquer passo em falso e tudo pode se perder. Por isso, quando se noticiou a iminência da disputa, o clima foi de surpresa, torcida e, com o êxito brilhante, uma verdadeira explosão de alegria.

Justa e merecida. Afinal não é todo dia que você pode encontrar um imortal da ABL andando no shopping center.

 

OS CINCO

 

Com a eleição de José Paulo Cavalcanti, continuam cinco os imortais nascidos em Pernambuco:

▪︎ EVANILDO BECHARA

Professor, gramático, linguista, filólogo.

Nascimento: 26/02/1928, no Recife, PE.

Eleito em 11/12/ 2.000.

Principal obra: "Moderna Gramática Portuguesa".

▪︎ GERALDO DE HOLANDA CAVALCANTI

Diplomata, poeta, ensaísta e tradutor.

Nascimento: 06/02/29, no Recife, PE.

Eleito em 02/06/29.

Principal obra: "O Cântico dos Cânticos."

▪︎ EVALDO CABRAL DE MELLO

Diplomata e historiador.

Nascimento: 22/01/1936, no Recife, PE.

Eleito em 23/10/2014.

Principal Obra: "Olinda Restaurada".

Não há registro de participação desses três acadêmicos  em atividades culturais nas últimas décadas em Pernambuco. Registre-se que a obra historiográfica de Evaldo Cabral de Mello é profunda e fundamental para o conhecimento do período Holandês no Nordeste.

▪︎ MARCOS VINÍCIUS VILAÇA

Advogado, professor, ensaísta.

Nascimento: 30/06/1939 em Nazaré da Mata, PE.

Eleito em 11 de abril de 1985.

Principal Obra:" Coronel, Coronéis",  em co-autoria com Roberto Cavalcanti de Albuquerque

▪︎ JOSÉ PAULO CAVALCANTI FILHO

Advogado e escritor.

Nascimento: 21/05/1948, no Recife, PE.

Eleito em 25/11/2021.

Principal Obra: " Fernando Pessoa, uma quase Autobiografia".


E viva Pernambuco, imortal, imortal.




Por: José Nivaldo Junior - Da Academia Pernambucana de Letras.




You may also like

Nenhum comentário: