A COMUNICAÇÃO

0 Comments

Rutineia Lira.

 

A comunicação é um conjunto de atitudes que nos permite uma convivência tranquila em todos os contextos.

Somos pessoas, e para nos relacionarmos precisamos da comunicação, sem ela é impossível viver em sociedade.

Há, portanto diversas maneiras de nos comunicarmos, cada uma delas com sua importância nesse processo de relação social. 

Vejamos os tipos de comunicação:

A comunicação corporal

Esse tipo de comunicação ocorre através dos nossos gestos e eles possuem uma grande importância, podendo transmitir insegurança, desânimo, prepotência em outros códigos. Os gestos falam por si.

A comunicação oral

Verbalizar os nossos pensamentos, os nossos sentimentos, é o que constrói a comunicação oral. Para que ocorra uma conversa entre as pessoas, se faz necessário alguns cuidados que permitirão um bom diálogo, pois, afinal de contas “A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.” Antoine de Saint-Exupéry

Comunicação escrita

O objetivo desse tipo de comunicação é transmitir algo utilizando sinais gráficos. Nos dias atuais está muito presente em nossas vidas por conta das redes sociais.

Para que cada modo de comunicação construa uma rede para nos relacionarmos de forma adequada, é necessário observar e aplicar pontos que são irrevogáveis.

O bom senso que não pode se ausentar da nossa conduta nos auxiliará de forma positiva na aplicação de uma boa comunicação.

Elenquei alguns pontos que conduzirão você a uma comunicação mais assertiva.

1. Os nossos gestos falam muito sobre nós, portanto movimentar em excesso os braços, mexer as pernas e as mãos, passam insegurança, ansiedade e chegam a falar mais que nossas palavras.

2. A comunicação adequada no que diz respeito aos gestos, deve ser executada com leveza e discrição. Os nossos braços devem sempre se manter próximos ao corpo e as mãos na altura do umbigo.

3. Para uma boa comunicação oral, é importante pensar que o tom de voz revela o quanto nos respeitamos e respeitamos os demais. Falar com um tom elevado é deselegante e transmite agressividade, insegurança e falta de bom senso. 

4. Falar demasiadamente não é sinônimo de elegância. Devemos ouvir as pessoas e falar apenas o necessário, respeitando o outro e evitando comentários preconceituosos.

5. Gargalhadas apenas em família, e isso, em reuniões muito informais. Gírias, palavrões passam uma impressão negativa e devem ser evitados.

6. Ao conversarmos com alguém não devemos mascar chiclete ou balas, além de ser inadequado e feio.

7. Quem nunca sofreu a intervenção de outra pessoa quando falava. Essa situação é absolutamente desrespeitosa.

8. Jamais esqueça que o importante não é o que se diz e sim como se diz algo.

9. Evite comentar ou mesmo construir comentários negativos acerca de outras pessoas.

10. Na comunicação escrita, precisamos entender que ela precisa ser ainda mais objetiva do que mesmo a comunicação oral, então abreviações devem ser evitadas.

11. Ter um bom repertório facilita a comunicação, então ler e está sempre atualizado em relação aos acontecimentos mundiais é imprescindível. 

12. Ao usar a ferramenta do whatsapp, lembre-se que as pessoas não precisam responder a sua mensagem no momento que ela foi enviada. Quando há a necessidade de falar com mais rapidez, deve-se ligar diretamente.

13. Não podemos esquecer que letras grifada e maiúsculas, podem parecer grosseiras, pois é uma forma de chamar a atenção.

14. Ao ligar para uma pessoa, evite falar alto e também repetir o que o outro está dizendo, principalmente quando estiver próximo de outras pessoas.

Lembre-se que “as palavras precisam ser embaladas.” Prof. Jair Marcatti. No sentido de ser ninadas, cuidadas com amor, faladas com amor.

Um forte abraço!

Por: Rutineia Lira - É consultora de Etiqueta Social e também atua em Caruaru e região como Psicanalista Clínica, procurando trazer bem-estar a todos.Acompanhe nosso trabalho em @elegantetodotempo e fale conosco  pelo (81).99609.7641.



You may also like

Nenhum comentário: