'FERNANDO LYRA' MORTE DO CONDUTOR DA ABERTURA DEMOCRÁTICA COMPLETOU 10 ANOS

0 Comments


Fernando Lyra nasceu no Recife como eu, por circunstâncias da precariedade da rede de saúde naqueles tempos. Tanto D. Guiomar, mãe de Fernando, como Drª Neise, minha mãe, vieram ter os filhos na capital. Mas somos interioranos, o coração de Fernando floresceu em Caruaru, o meu em Surubim.

SEU JOÃO

Fernando é filho de João Lyra Filho, que conquistou com trabalho a condição de rico empresário e entrou na política. Foi prefeito de Caruaru, Deputado Federal. Em 1970, auge da ditadura, seu João, chamou o filho Fernando, Deputado Estadual propôs.  Vamos trocar de lugar. Você é melhor político que eu, tem mais a dar ao Brasil e à Democracia. Vai para Brasília.

Fernando foi.

DEPUTADO FEDERAL

Fernando Lyra tornou-se expoente do Grupo Autêntico, que ajudou a transformar o MDB em oposição de verdade. Enfrentou tudo. Havia um processo de abertura em curso, mas ninguém sabia como encaminhar o desfecho. Fernando idealizou e coordenou a candidatura de Tancredo Neves a presidente, disputando no Colégio Eleitoral da própria ditadura. Deu certo. Tancredo ganhou, o Brasil conquistou a democracia sem um tiro sequer. 

ENTULHO AUTORITÁRIO

Tancredo adoeceu e morreu, sem assumir. O presidente foi Sarney. Difícil para as novas gerações, acostumadas a Ministros da Justiça inexpressivos, entender o grandioso papel de Fernando.  Em um ano, acabou com a censura, varreu o entulho da legislação da ditadura, preparou o país para a Constituinte.

E DEPOIS.. 

Fernando continuou contribuindo com o País e a Democracia.  Mas para não alongar,  o texto,  vamos ficar nessa breve estátua de palavras esculpida com admiração, amor e saudade. Fernando fez muito mais, ainda, mas seu papel já estava garantido para a posteridade.

COMPARAÇÃO

José Bonifácio de Andrada e Silva foi o Patriarca da Independência. Fernando Lyra foi o artífice da Democracia. Os dois, artesãos dos principais momentos da nossa História.




Por: José Nivaldo Júnior - Publicitário. Historiador. Da Academia Pernambucana de Letras.  

Autor do best-seller internacional “Maquiavel, o Poder”. 




You may also like

Nenhum comentário: