SURUBIM VIVÊNCIA TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOSÉ

0 Comments

 


A tradicional procissão de São José, Padroeiro de Surubim, ocorreu na tarde do último domingo, 19/03, e reuniu milhares de fiéis, a exemplo dos anos anteriores. O cortejo percorreu cerca de 3 km pelas ruas Estácio Coimbra, Getúlio Vargas, Jerônimo Heráclio, 7 de setembro, Cônego Benigno Lira, Maria Barbosa, Oscar Loureiro, Agamenon Magalhães e 15 de novembro.

Durante o novenário, na igreja de São José, houve intensa movimentação dos fiéis. A prefeita do município, Ana Célia Cabral, se fez presente diariamente nas celebrações ao padroeiro. De acordo com a crença, a chuva durante esse período é sinal de que o inverno será bom. E foi o que aconteceu na noite do sábado, 18/03.

Na parte profana, houveram shows para embalar o público presente. Tudo teve início com o Conde Só Brega. O cantor trouxe um repertório repleto de canções populares, cantadas em conjunto com a multidão.  Em seguida foi a vez da cantora Taty Girl, com seu forró romântico.

Destaque para a organização e segurança do evento: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, seguranças, equipe de saúde e organizadores da gestão de Ana Célia, que possibilitaram a retomada da festa tradicional.

Quem foi São José?



São José, padroeiro de Surubim e de inúmeras cidades e estados, foi o escolhido pelo Pai para ser o guarda fiel e providente dos seus dois maiores tesouros: O Filho de Deus e a Virgem Maria; e ele cumpriu com a máxima fidelidade sua missão.

Que o Messias havia de nascer da linhagem de Davi, era uma afirmação tão claramente expressa nos profetas que não havia qualquer hesitação a esse respeito. Portanto, quando o Anjo do Senhor aparece em sonhos a José, antes do nascimento de Cristo, dirigir-se a ele, dando-lhe o seu título de nobreza: José, filho de Davi… (Mt 1,20)

José entende o chamado e, de coração, atende a Deus, e com toda a sua humildade e pobreza, acolhe Maria, a Virgem de Nazaré, casa-se com ela e, com o suor de seu rosto, provê o sustento daquele que ao mundo sustenta. Seguem para Belém, e lá, não terá do Rei Davi, o filho de Deus nasce e seus primeiros adoradores são Maria e José. Em sonho, José é avisado a fugir para o Egito, fogem de madrugada, para salvar a esperança de um povo. Retornam a Nazaré e seguem o curso comum da história de pessoas aparentemente comuns. São José ensinou Jesus a ser homem, a conhecer as letras e a manusear ferramentas e as madeiras. São José era a ternura de Deus-Pai, humanado. É invocado como o patrono da Boa Morte, pois teve a mais privilegiada da humanidade. Tendo, de um lado, Jesus e, de outro, Maria e, provavelmente, recomendou a Jesus que cuidasse bem de sua Mãe!

Lembrai-Vos glorioso São José!

Fotos: Danilo Photografias e Duda.

















































You may also like

Nenhum comentário: