O ÚLTIMO ADEUS A DÃO GALDINO, O MAIOR ÍCONE DAS VAQUEJADAS DO BRASIL

0 Comments


O Brasil se despediu neste domingo (02), de um dos maiores ícones das vaquejadas do país. Aos 93 anos, Dão Galdino, fundador do Parque J. Galdino, faleceu de causas naturais, deixando um legado de dedicação e paixão pela tradicional festa do Nordeste. Sua partida emocionou não apenas a família Galdino, mas também, toda a comunidade vaqueirama e os cidadãos surubinenses.

Dão Galdino, nascido em 28 de outubro de 1929, na zona rural de Surubim, foi responsável por promover a Vaquejada de Surubim desde 1972, quando construiu o parque que leva seu nome. No entanto, seu envolvimento com as vaquejadas remonta a 1960, quando realizou sua primeira competição na Fazenda Braz, local onde nasceu. Ao longo dos anos, seu trabalho incansável e sua paixão pelo esporte contribuíram para o crescimento e a popularização das vaquejadas no Brasil.

Dão Galdino também conquistou o carinho e a admiração de grandes artistas da música nordestina. No seu show realizado em Campina Grande - PB, um ícone do forró de vaquejada, Sirano e Sirino, prestaram uma emocionante homenagem a Dão Galdino. Eles não apenas entoaram suas canções, mas também marcaram presença no velório, fazendo uma homenagem para dar seu último adeus ao grande amigo. Sua presença demonstra o impacto e a importância de Dão Galdino na cultura do Nordeste e nas vidas daqueles que compartilharam momentos especiais nas vaquejadas.

A cerimônia de despedida aconteceu às 18:00h na Capela do Parque J. Galdino. Amigos, familiares, admiradores e artistas se reuniram para prestar suas últimas homenagens a Dão Galdino. Em meio a orações, cânticos e lágrimas, lembranças foram compartilhadas, ressaltando a paixão, a generosidade e o compromisso de Dão Galdino com a preservação das tradições nordestinas.

Nesta segunda-feira, dia 03/07/2023, às 15:00h, ocorreu o encerramento das despedidas. A comunidade local compareceu em peso para se despedir de Dão Galdino, reconhecendo sua contribuição inestimável para a cultura vaqueira. Entre choros e abraços, o último adeus foi dado a esse grande ícone das vaquejadas do Brasil.

Dão Galdino responsável por transformar a Vaquejada de Surubim na maior, melhor e mais antiga vaquejada do Brasil com 86 anos de existência. Esposo dedicado com mais de 70 anos de união com Dona Severina Ribeiro, foi pai amoroso, um avô e bisavô presente.

Descanse em paz Seu Dão Galdino, que sua jornada seja trilhada com muita luz.

No final da homenagem caíram pétalas em cima do caixão com o som da música de Sirano e Sirino, os filhos e netos o levaram para sua última homenagem na pista de vaquejada.

Fotos: Lindemberg.























You may also like

Nenhum comentário: