JORNAL TERRA DA GENTE COMPLETOU 27 ANOS

0 Comments
 Cel. Carlos Augusto Furtado Moreira.


No Brasil, “a coluna social demorou algum tempo até o estilo maturar e atingir sua época de ouro com Ibrahim Sued. Das curtas notas sobre fatos sociais, na década de 30, até os portais especializados em celebridades dos tempos atuais, muita gente foi fotografada, entrevistada, assediada e esteve em evidência pelas páginas de jornais, revistas e endereços eletrônicos”, conforme nos revela Gustavo Lacombe Sant’Ana em sua “A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea”, como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social – habilitação Jornalismo – apresentado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2014.

O Colunista Social é o profissional cujas atribuições consistem em reunir informações (nem sempre notícias) sobre personalidades famosas na sociedade de uma cidade, região ou de um país. Com o advento da internet, como em todas as áreas, o jornalismo perpassa por um processo de mudanças, fazendo com que também os jornalistas precisem estar atentos às transformações velozes que ocorrem à sua volta.

Assim foi que Maluma Marques, jornalista, escritora, colunista social, promoter de eventos e blogueira, fundou, dirige e conduz o seu JORNAL TERRA DA GENTE, que, no último dia 10 de agosto, chegou à importante marca: 27 anos em circulação.

O periódico é um mensalista que circula em Surubim e região, no estado de Pernambuco, abordando temas como cultura, política, economia, educação, saúde e lazer. Um trabalho editorial qualitativo, bem-redigido, com imagens de excelente qualidade, gráfico e disponibilizado em uma edição digital na internet, o Jornal Terra da Gente extrapola o espaço territorial pernambucano onde atua e alcança outras unidades da federação.

Como presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, senti-me privilegiado ao conhecer Maluma Marques e poder desfrutar sua capacidade editorial em ter matérias do sodalício maranhense divulgadas por seu blog e pelo Jornal Terra da Gente. 

Essa proximidade acabou me levando a participar dos seus projetos editoriais “Perfis de Vencedores”, 7ª edição (2021), 8ª edição (2022) e 9ª edição (2023), trabalho que ela sintetiza como “...pessoas valorosas que contribuíram e contribuem para a grandeza cultural, econômica, religiosa e social do país”. 

“Coletânea Ampla Visão” 2ª edição (2021) onde Maria Tereza Martins Freire, jornalista, escritora, poetisa e presidente da AJEB – Coordenadoria do Paraná, ao traçar suas impressões na orelha da obra, afirma que “Maluma Marques é uma vencedora que inspira, por ser inteligente, perspicaz, empenhada pela vida, altamente competente e de singular beleza externa e interna”.

“Talentos que falam”, em sua 1ª edição (2023), com lançamento em breve, prenuncia-se como mais um sucesso editorial que movimentará a capital da Vaquejada, Surubim-PE, terra de seus ilustres filhos: José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Velho Guerreiro Chacrinha, e Lourenço da Fonseca Barbosa, Capiba, em novembro.

Parabéns, Maluma Marques, parabéns a todos que acessam o JORNAL TERRA DA GENTE.

Por: Cel. Carlos Augusto Furtado Moreira.


You may also like

Nenhum comentário: