60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO – UM RESGATE HISTÓRICO

0 Comments
José Jorge.


O Professor de História e Geografia, José Jorge, autor das obras:

1. VIAGEM A CAMBUCÁ. História. Política. Religiosidade. Educação. Publicado pela Companhia Editorial de Pernambuco (CEPE).

Lançado em dia 09 de outubro de 2021. O professor, filho natural de Santa Maria do Cambucá, lançou esse livro a respeito de sua querida terra natal. Foi a primeira obra a ser escrita sobre a história desse lugar; 2. Santa Maria. Ibiapina. Cambucá – UM SÓ DISTRITO. Publicado pela editora Cenário. Lançado em 27/05/2023.

Após o primeiro livro, professor Jorge continuou a procurar detalhes, a pesquisar outros momentos históricos. Depois de muitas descobertas, um novo livro sobre foi lançado. Com abordagens do período em que foi Distrito, 1895 a 1929, de Taquaritinga e de 1929 a 1963, de Vertentes.

Lançará mais uma obra histórica: Santa Maria do Cambucá. Trajetória e Expansão. O novo livro é um resgate histórico, a partir de 1963, ano da emancipação política. Será uma forma de homenagear os 60 anos do Município, que acontecerá em dezembro.

Uma nova publicação sobre a história desse maravilhoso e acolhedor lugar é um presente. As seis décadas a ser celebrada, em 20 de dezembro, merece ser vivenciada com uma homenagem significativa, marcante, que mantenha viva a memória desse povo receptivo: um livro dos acontecimentos de todo esse período.

Santa Maria do Cambucá. Trajetória e Expansão. Será mais uma importante fonte para estudo, leitura e informação histórica dessa ‘terra querida, meu berço natal’.

O autor, prof. Jorge, detalha fatos e os momentos significativos com documentos oficiais, fotos, depoimentos. Destaca alguns protagonistas e personagens ilustres que escreveram e que, atualmente, elevam o nome de Santa Maria do Cambucá.

O trabalho de pesquisa minucioso do prof. Jorge ajudará aos leitores conhecerem, a importância do ex-senador Antônio Farias na história santa-mariense. Todos terão saberão quem é Maria Eugênia (Dona Maria do Bolo) e sua grandiosa contribuição para a cultura culinária dos festejos juninos. Descobriram a força da poesia do filho santa-mariense, que tem escrito sua história ao criar o Spina. Vão admirar o talento esportivo do grande campeão, nascido em Santa Maria. Irão se encantar com a criatividade comunicativa de uma mulher, nascida no povoado Pau Santo. Terá muitas novidades históricas e curiosidades culturais.

Todo o custo para a publicação dessa obra vem da colaboração de alguns filhos santa-marienses, principalmente de amigos de Recife, Caruaru, Bom Jardim, Surubim, Frei Miguelinho. O autor Jorge, é profundamente grato a cada um que tem ajudado nesse projeto. Ele está aberto para quem ainda desejar somar forças para uma maior publicação, garantindo total divulgação dos doadores.

Maria Eugênia.

Antônio Farias.

Maluma Marques.

Ronaldo Andrade.

Guilherme.

Por: José Jorge - Professor.


You may also like

Nenhum comentário: