COLOMBO – SRI LANKA

0 Comments

 //62º país que conheci – moeda = rúpia, UD$1,00 = 150 rúpias



20 milhões de habitantes no país, dos quais 70% são budistas, depois hinduístas e após muçulmanos, sendo só 7% católicos. Tem a catedral de Santa Lúcia. Colombo fica a 880 Km ao norte da linha do Equador.  O símbolo do país é um leão (que representa a bravura dos cidadãos do Sri Lanka) com espada e 4 folhas que significam os quatro conceitos centrais do budismo.

A independência foi em 1.948 sendo o idioma principal o cingalês que tem 18 vogais e 36 consoantes. Colombo é a capital comercial do Sri Lanka cujo governo é parlamentarismo. A produção principal era café, chá, borracha, mas hoje o principal é indústria têxtil. O chá é tido como o mais rico do mundo, sem agrotóxicos, Colombo tem 5 milhões de habitantes. Kandyan é a dança tradicional. Tem o Forte Colombo, tem World Trade Center, a torre do relógio, de 1.860 é do mesmo projetista do Big Ben de Londres. Masjid é a mesquita de tijolos brancos e vermelhos intercalados. Gangaramaia é o templo budista. O Lago Beira tem 65 ha, cujos canais servem para transporte e irrigação. Kovil é o templo hinduísta mais antigo dedicado a ganesh e shiva.  Pettola é o mercado; Floating Market= mercado flutuante. Cargirls, de tijolos vermelhos é o edifício comercial da Ásia. Gale Face Green é o lugar para passear com jardins e camelos.

A primeira visita foi no templo Kelaniya  Raja Maha Vihara, de mais de 500 anos a.C. Acredita-se tenha sido santificado por Buda. É um privilégio estar aqui. O teatro é em forma de flor de lótus. Está em construção a torre de lótus com 350 metros de altura. Cricket é o esporte nacional. Corvus é a ave símbolo. O trânsito é mão inglesa. Muitos Tuc Tuc vem da Índia, porque é mais rápido, ágil e econômico. É daqui o maior diamante do mundo com mais de 4.000 quilates. A Princesa Daiana comprou uma safira azul aqui. De manhã, no portão, 85 ônibus para levar os turistas para passeios. O transporte público é gratuito. Aqui no templo Buda esteve três vezes. O pagode principal foi destruído pelos portugueses colonizadores que implantavam o catolicismo e queriam eliminar os sinais de outras crenças.

Abençoada com tanta beleza natural impressionante, a ilha do Sri Lanka muito conhecida com a Pérola do Oceano Índico, apresenta paisagem variada, diversas etnias, idiomas e religiões bem como a rica herança budista. Aqui estamos no ano 2.562 pois Buda nasceu 544 anos antes de Cristo. Na lua cheia de maio comemoram o nascimento de Buda assim como os cristãos comemoram o nascimento de Cristo no Natal. Eu trouxe junto comigo um calendário deles do ano 2.562.

A 2º visita está sendo no templo de shiva, que é hindú, onde estou agora, as pessoas fazem as orações também fora do templo. Tivemos o privilégio de receber a purificação pelo fogo sagrado através de um monge, que depois também com fogo, mas daí fora do templo,ele benzeu um carro novo. Momento de reflexão, gratidão. No Sri Lanka é obrigatório e gratuito estudo até 14 anos, sendo grátis também livros, para os mais pobres também dão calçado e remédio. São 4,3 milhões de estudantes.

A 3º visita foi no templo Budista de Raja Maha Vihara Gangaramaia, impressionate, muitas estátuas, muitos fiéis oferecendo incensos. Visitamos o Museu Colombo que é um Museu Nacional, que exibe artefatos de grande relevância nacional. Aqui o imposto é 5% para alimentos e 22% para artigos de luxo. A prefeitura foi construída em 1.874 pelos ingleses, mas os portugueses foram os primeiros a colonizar, após vieram os holandeses. Colombo foi a capital do Sri Lanka até 1.878. É um dos portos mais ativos do oceano Índico. Às 18 horas o navio Esplêndida no qual estamos num cruzeiro de Dubai ao Japão partiu de Colombo tocando nos microfones a música, = Partirô, em italiano. À noite vimos oito navios ao mesmo tempo, portanto região de grande circulação econômica. O show à noite no teatro foi com um quarteto espanhol com castanholas, sendo Ana, Berta, Álvaro e Cristo; o nome do show era Viento Del Alma, com dança flamenca com sapateados.

Marcos Welter em frente ao Palácio do Sultão em Colombo no Sri Lanka.





You may also like

Nenhum comentário: