A POESIA EM FESTA NO MARANHÃO

0 Comments

 

M.H.-Juiz Roberto de Paula, Conceição Viana (viúva de P Ivo), Cel. Furtado- Pres. AMCLAM, Élle Marques-MCW

O Estado do Maranhão é uma das unidades federativas que possui tradição nas letras brasileiras e, no segundo quartel de 1800, foi considerada a Athenas Brasileira, destacando-se na literatura romântica com as criações poéticas de Gonçalves Dias, Odorico Mendes, João Lisboa e Sotero dos Reis.

Esse legado foi sustentado em outros momentos por expoentes que alcançaram a plenitude na literatura nacional e internacional. Na atualidade, mantendo a tradição, uma explosão de talentosos escritores juvenis, amadores e profissionais submeteram seus poemas à avaliação de uma Comissão Julgadora, integrada por professores especializados para participação no Concurso Nacional de Poesia “Pedro Ivo”, da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes (AMCLAM).

Em sua quarta edição, o Concurso vem ganhando a confiança e o espaço no meio literário-cultural brasileiro, comprovado pelo crescente número de inscrições a cada edição — uma verdadeira dádiva, que contou com representantes de 44 cidades brasileiras.

Após quase sessenta dias, desde a elaboração do edital, convite a um seleto grupo de professores especialistas, divulgação em mídias sociais e na imprensa, elaboração e produção de material diverso, definição de equipes de avaliação das inscrições, avaliação de poemas inscritos pela equipe julgadora, sistematização de dados e notas, convites aos candidatos para participação da solenidade de premiação, produção de certificados, aquisição de mimos e brindes, organização da solenidade de premiação com o envolvimento de profissionais e preparação do local do evento, com o direcionamento do maior poeta que já apareceu no mundo e sob as bênçãos do poeta homenageado, que se encontra na Academia Celestial, Pedro Ivo de Carvalho Viana, finalmente, chegou o grande dia, a solenidade de premiação.

Com o salão de eventos da Associação Maranhense de Escritores Independentes “Panteão da Cultura Maranhense” em sua capacidade máxima de lugares ocupados e mais uma dezena de outras pessoas em pé, os participantes assistiram e testemunharam uma verdadeira festa literária, com declamações de poemas, entrega de reconhecimentos, entrega de certificações e premiação dos vencedores da quarta edição do evento.

Com a realização do Concurso Literário, a AMCLAM se firma no cenário nacional como um sodalício comprometido em divulgar as letras brasileiras, que envolve a todos sem nenhuma distinção ou discriminação, que mostra ao poder público que a cultura brasileira também envolve a poesia, pujante, contagiante e emotiva. Parabéns aos lídimos perpetuadores do legado dos consagrados escritores nacionais.

Fotos: Roberto Cunha

TC Araújo, presidente da CB, recebe reconhecimento

Comissão Julgadora dos poemas recebem reconhecimento

Cel. Furtado entre o primeiro lugar (Poeta Evilásio) e segundo lugar (Med. Márcia)

Alunos do Colégio Militar Tiradentes entre os classificados

Acadêmicos da AMCLAM prestigiam solenidade

Juiz Roberto de Paula (irmão Chico Anysio) declama Navio Negreiro (C. Alves)

Poeta Rômulo Reis, declama - O rei que mora no mar (Ferreira Gullar)

Pedro Ivo faleceu em 04Jun2020

Troféus e reconhecimentos




You may also like

Nenhum comentário: