'MOSAICO DE RECORDAÇÕES'

0 Comments

 108 ANOS




Em  19 de julho de 2025, a Academia Fluminense de Letras,  realizou a seção  solene,  comemorativa  aos 108 anos de fundação da Academia. O evento  aconteceu na sede da Academia, situada  na Praça da República, nº 7, Centro de Niterói. Na ocasião a presidente, professora  Márcia Pessanha apresentou,  em data show, um resumo da trajetória da Academia fundada em  22 de julho de 1917,  época que Niterói era a capital do Estado do Rio de Janeiro. Na sequência, o professor Ricardo Cavalieri, acadêmico da Academia Brasileira de Letras-ABL, proferiu a palestra,  “Às línguas do Brasil e seus falantes”. Lúcia Romeu apresentou um poema autoral,  em homenagem à Academia, e Célio Erthal  Rocha homenageou Castro Alves, em “O navio negreiro”, o poema mais  conhecido da literatura brasileira. Lícia Lucas apresentou, ao piano, obras de  Villa-Lobos. Muitos  Registros fotográficos, cumprimentos e degustação do delicioso coquetel.






CELEBRAÇÃO 




Em 21 de julho  de 2025, Academia Nacional de Letras e Artes-ANLA, realizou mais uma  reunião comemorativa  aos 50 anos da Academia. Lúcia Regina de Lucena, presidente  da academia, apresentou,  com breves palavras, Miriam Halfim, dramaturga, e Samuel Abrantes(Samile Cunha) que apresentaram “A Tempestade: A presença Mágica de Próspero”, tramatização baseada na peça de Shakespeare, que encantou a todos. Daura Ramos, apresentou Luiz Poeta,  e algumas de suas telas, obras realizadas com esmalte de unhas sobre acrílico, sendo Luiz Poeta pioneiro na realização da nova técnica. Na Hora de Arte, Angela Guerra e Antônio Moreira - voz e violão, um show à parte. Valentim Fernandes, Daura Ramos e Edna Itaipava reclamaram poesias. Entrega de certificados e  singelas lembranças foram oferecidas aos artistas.






POSSE ACADEMICA




Em 22 de julho de 2025, aconteceu a solenidade de posse da Filósofa, Mestre em Educação, professora Tânia Zagury, na  Academia Luso-Brasileira de Letras, presidida pela  professora, Maria Amélia do Amaral Palladino. Evento realizado na sede da Academia Carioca de Letras.  Presentes a cerimônia presidentes, de várias Academias, familiares, amigos,  e admiradores da ilustre professora. Muitos cumprimentos,  registros fotográficos,  e coquetel de confraternização.






CONDECORAÇÕES 





Em 24 de julho, no Centro  Cultural da Justiça Federal, foi realizada  cerimônia de homenagem ao ex-combatente, Capitão de Longo Curso, José  Moreira Pequeno, herói  da Marinha Mercante. Foram homenageadas autoridades militares e civis. Ane Janin, cantora lírica, abrilhantou a cerimônia  com sua belíssima voz. O grupo Brasíllian Pepers,  e suas gaitas de fole,  fecharam com maestria a cerimônia.

Parabéns ao CLC Francisco César Monteiro Gondar, ao mestre de cerimonias, Davi Antunes, aos homenageados, e a todos que contribuíram para a realização do excelente evento.







Por: Nina Fernandes - Jornalista e Escritora.




You may also like

Nenhum comentário: