PIB de Pernambuco sofre redução de 3,5% em 2015, diz Condepe/Fidem

0 Comments
O percentual se refere a uma queda em comparação a 2014. Em valores correntes, o PIB do estado foi de R$ 155,4 Bilhões
Retração da indústria naval e de petróleo e gás, atingidas em cheio pela redução de investimentos da Petrobras, em Suape, deram o tom da queda do PIB no estado. Foto: Juliana Leitao/DP
A economia pernambucana encolheu 3,5% em 2015 em comparação com o ano de 2014. O desempenho negativo foi puxado pela queda de 6,6% da indústria e de 3,3% nos serviços. A desaceleração da economia brasileira bateu forte no Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, interrompendo um ciclo de crescimento de quase uma década.

A agropecuária foi a única atividade econômica que apresentou crescimento de 5% o ano passado, influenciada pelo bom desempenho das lavouras temporárias, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar e mandioca, e o aumento na produção de ovos e leite. O total das riquezas produzidas pelo estado foi de R$ 155,4 bilhões.

A retração do PIB industrial foi influenciado pela queda de 26,7% da produção física de equipamentos de transportes e de 18,1% de produtos de metal, impactados pela retração da indústria naval e de petróleo e gás atingidas em cheio pela diminuição dos investimentos da Petrobras no Complexo Portuário e Industrial de Suape.

A produção de bebidas caiu 12,7% e a construção civil encolheu 11,8% em 2015. Em contrapartida, ao ramo de produtos alimentícios cresceu 9,7%, impulsionado pelo aumento da produção de açúcar e de produtos derivados da carne.

No setor de serviços houve queda de 8% no comércio, puxada pelo desemprego e a retração da massa de rendimentos das famílias. O desempenho negativo foi registrado nos segmentos atacadista e varejista. Apenas os serviços públicos e os serviços prestados às famílias apresentaram crescimento de 1,7% e de 0,3%, respectivamente. O setor de serviços tem participação de 72,2% no total do PIB de Pernambuco.

Ao comentar o desempenho da economia pernambucana, o presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), Flávio Figueiredo, atribuiu a retração da atividade econômica estadual ao cenário de crise econômica e política e a recessão instalada no país. Mesmo assim, ele destacou que o PIB de Pernambuco (-3,5%) caiu menos do que o Brasil (-3,8%) em 2015.
Por: Diario de Pernambuco.


You may also like

Nenhum comentário: