Pernambuco recebe 'Dia D' da vacinação contra a gripe

0 Comments
'Dia D' da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (30) em todo o Brasil
(Foto: Ascom Arraial do Cabo/Divulgação)
Pernambuco recebe, neste sábado (30), o 'Dia D' da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que protege contra os vírus da influenza A H1N1, A H3N2 e B. Os postos de saúde do estado abriram às 8h e seguem abertos até as 17h para aplicar a vacina. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a meta é imunizar em Pernambuco, no mínimo, 1.676.769 pessoas, o que equivale a 80% do público total, formado por 2.095.962 pessoas. Essa expectativa se refere até o fim da campanha, no dia 20 de maio.


A vacina contra a influenza é direcionada para os grupos prioritários. São eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (ou seja, até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

As crianças que tomarem a vacina pela primeira vez devem receber a segunda dose apenas 30 dias após essa dose inicial. As pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também fazem parte dos grupos prioritários, mas precisam levar prescrição médica comprovando a situação para que recebam a vacinação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Além disso, nos residentes em lares de idosos, diminui o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50%, e o de morte, em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

A proteção da vacina contra a influenza dura cerca de um ano. De acordo com a SES, a
imunização contribui para a redução do agravamento dos casos, de internações hospitalares, dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e dos casos de morte.

Quatro mortes em Pernambuco
Foram confirmadas em Pernambuco quatro mortes por influenza A H1N1, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na quinta-feira (28). Todas as mortes aconteceram no Recife, sendo uma na faixa etária entre 10 e 19 anos, uma na faixa etária de 40 a 49 anos e as outras duas na faixa etária de 50 a 59.

No estado, foram ainda notificados 238 casos de SRAG, com 19 confirmações de influenza A H1N1. No mesmo período de 2015, foram notificados 342 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG0, sem confirmações para a A H1N1. Já nos casos de síndrome gripal, que são mais leves, foram realizadas 193 coletas, sendo 33 delas positivas para influenza A H1N1.
Por: G1.com


You may also like

Nenhum comentário: